LG lança ar-condicionado que elimina até 99,99% das bactérias utilizando luz UV
Créditos: LG

LG lança ar-condicionado que elimina até 99,99% das bactérias utilizando luz UV

Modelo LG Dual Inverter Voice UV Nano promete ainda refrigeração 40% mais rápida e até 70% de economia de energia

A LG apresentou nesta semana no Brasil detalhes sobre a nova linha de aparelhos de ar-condicionado, com destaque para o modelo LG Dual Inverter Artcool UV Nano.

A novidade é a inclusão de micro lâmpadas ultravioleta, que auxiliam no processo de esterilização do produto. Além disso, o aparelho promete refrigeração até 40% mais rápida e economia de 70% de energia em relação a outros modelos do segmento.

LG é líder no mercado de ar-condicionado

Dados divulgados pela LG, referentes ao primeiro semestre de 2021, indicam que a empresa sul-coreana é líder na categoria no mercado brasileiro. Em junho de 2021 a marca detinha 26,4% do mercado de ar-condicionado, à frente de Philco (12,6%) e Springer Midea (10,9%). A participação no mercado subiu 3 pontos percentuais em relação a 2020.

Reflexo da pandemia, os aparelhos de ar-condicionado ganharam hoje ainda mais importância para os consumidores, pois são vistos não apenas como um aparelho de refrigeração, mas também como alternativa para melhorar a qualidade de vida e proporcionar maior bem-estar nas residências.

Muito além da refrigeração: a solução para purificar o ar

O ar-condicionado LG Dual Inverter Voice UV Nano é uma resposta a uma demanda cada vez maior dos consumidores. Além das funções tradicionais de um dual inverter, ele conta com pequenas lâmpadas na parte interna. Elas emitem uma luz UV imperceptível para a visão humana, mas capaz de destruir o DNA de micro-organismos.

Além disso, o modelo também garante um sistema de limpeza autônomo, o que faz com que a troca de filtros com tanta frequência não seja necessária. Vale lembrar ainda que, além de estarem posicionadas internamente, as luzes ultravioleta não fazem mal à saúde mesmo que houvesse contato direto.

Em se tratando do combate à Covid-19, a LG ressalta que esse produto não é indicado no combate ao vírus, pois para obter tais certificações seria preciso submeter o aparelho a testes laboratoriais específicos. Entretanto, sua eficiência é comprovada contra bactérias, mofos e demais impurezas do ar.

Continua após a publicidade

Inteligência artificial: tecnologias e destaques do novo modelo

Outra diferencial é a integração com a tecnologia de inteligência artificial pelo app LG ThinQ.  Isso permite que os usuários controlem e monitorem o ar-condicionado a qualquer momento e de qualquer lugar via smartphone. A LG possui parcerias globais com o Google Assistente e Alexa e é possível comandar o aparelho por um simples comando de voz. O LG Dual Inverter Voice UV Nano já vem com kit Wi-Fi para conexão e utilização dessa tecnologia.

Algumas das principais características da linha:

  • Sistema de Multi-filtragem em quatro etapas: o pré-filtro captura partículas de poeira que estão no ar; o filtro antialérgico remove substâncias que causam alergias, ácaros e irritações respiratórias; as lâmpadas LED ultravioletas da função UV Nano limpam o ar-condicionado por dentro, eliminando até 99,99% de vírus e bactérias; e a função autolimpeza reduz umidade, mofo, odores e impurezas. Desta forma, o sistema garante o ar puro que sai para todo o ambiente.
  • Tecnologia UV Nano: luzes UV emitidas por LEDs abaixo do ventilador interno esterilizam o ar de micro-organismos por meio da ruptura de seu DNA e produzem ar limpo, impossibilitando sua geração e proliferação.
  • Eficiência: os filtros convencionais dos ares-condicionados existentes no mercado são importantes barreiras iniciais de purificação do ar. Contudo, devido à necessidade de troca e limpeza constante, podem perder sua eficiência e alguns tipos não purificam todo o volume de ar que entra no aparelho. Desta forma, a tecnologia UV Nano apresenta maior eficiência pela quantidade do ar purificado e eficiência na eliminação das bactérias, sem a necessidade de reposição das suas micro lâmpadas de LED.
  • Garantia de 10 anos: o compressor do ar-condicionado possui 10 anos de garantia da LG para que o consumidor possa desfrutar de ar fresco por um período mais longo, incluindo o carregamento de gás. Esta garantia demonstra a confiança da marca na qualidade dos aparelhos.
  • Resfriamento 40% mais rápido: por meio do amplo controle de velocidade do compressor, o LG Dual Inverter Voice UV Nano atinge a temperatura desejada até 40% mais rápido e a mantém estável, sem a flutuação que ocorre em um modelo convencional, não Inverter.
  • Direcionamento do ar: os novos modelos trazem diversas possibilidades de direcionamento do ar, sendo 11 posições possíveis: seis verticais e cinco horizontais, podendo ser direcionado para onde o cliente desejar.

LG Dual Inverter Voice UV Nano: ficha técnica

  • Dimensões: 998 mm (comprimento) x 345 mm (altura) x 210 mm (largura)
  • Peso: 11,3 kg
  • Cor: branca
  • Capacidade de refrigeração: 3.500 BTY/h (mínima), 22.000 BTY/h (nominal) e 24.500 BTY/h (máxima)
  • Nível de ruído: 56/58 dB(A)
  • Alimentação elétrica: 220V
  • Potência de refrigeração: 2080W
  • Potência de aquecimento: 1890W
  • Consumo anual: 650 kWh
  • Preço sugerido: entre R$ 2.836,00 e R$ 4.379,00

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Wikerson Landim

Jornalista desde 2003, atualmente é Editor dos sites Mundo Conectado e Adrenaline. Em quase duas décadas, foi editor de diversos sites de tecnologia, games e entretenimento, além de produtor de conteúdo para sites corporativos. Nas horas vagas assume o volante para dirigir caminhões no Euro Truck e em todos os jogos de corrida que surgirem pela frente.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.