Estudante brasileira é premiada por descobrir 25 asteróides - um deles a caminho da Terra
Créditos: Arquivo Pessoal/Divulgação/UOL

Estudante brasileira é premiada por descobrir 25 asteróides - um deles a caminho da Terra

Brasileira descobriu asteroide raro que será estudado pela NASA

A jovem brasileira, de 22 anos, Verena Paccola, recebeu um prêmio pela descoberta de 25 novos asteroides, um deles com possibilidade de colidir com a Terra. A estudante de Medicina descobriu um "asteroide fraco", considerado raro, no programa de caça a asteroides desenvolvido pela NASA em parceria com o MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações) do Brasil.

O esforço da brasileira foi reconhecido durante o programa, o que lhe rendeu a premiação. O asteroide fraco recebe este nome por ser um corpo celeste com movimento orbital mais lento que o normal. Cientistas da NASA irão acompanhar o asteroide para monitorar sua aproximação da Terra.

Verena contou em entrevista ao portal UOL que descobriu o programa de caça a asteroides International Astronomical Search Collaboration enquanto estudava para o vestibular de medicina da USP, em 2020.

Eu sempre fui uma menina muito curiosa e com desejo de aprender coisas novas. Quando soube da possibilidade de participar do programa, me inscrevi e fiz o treinamento para aprender a usar o software de monitoramento - Verena, em entrevista ao UOL

 

Durante o programa, Verena analisou imagens de um telescópio localizado no Havaí. Analisando as fotografias capturadas em sequência, a brasileira começou a se dedicar à detecção de asteroides.

Não esqueça de olhar para cima

Após descobrir 25 asteroides, Verena foi chamada a Brasília para receber do MCTI um prêmio por suas descobertas. O troféu foi entregue a ela pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Na cidade, ela também foi homenageada, pois um dos asteroides (o "asteroide fraco") apresentava trajetória rumo à Terra.

Ao contrário do que acontece na trama do filme Não Olhe Para Cima, da Netflix, estrelando Leonardo di Caprio e Jennifer Lawrence, a NASA dará total atenção ao corpo celeste descoberto pela brasileira

Verena agora prepara a documentação para batizar o raro asteroide com o nome da avó, Rochelle. Nathalia, mãe da estudante de medicina, também será homenageada com o nome de outro asteroide.

Continua após a publicidade

Enquato a Agência Espacial Americana fica de olho no asteroide Rochelle, Verena continua pensando no seu futuro: "Na verdade, não sou astrônoma, meu interesse é pela medicina. Mas agora, já estou pensando em conhecer mais sobre medicina espacial".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: UOL
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.