Qualcomm, Nokia e Juganu colaboram para o 5G em frequências mmWave
Créditos: Mohamad Hassan/Pixabay

Qualcomm, Nokia e Juganu colaboram para o 5G em frequências mmWave

Ondas milimétricas fazem o 5G operar em frequências superiores a 24 GHz

As empresas de tecnologia QualcommNokia e a Juganu anunciaram hoje, dia 12 de janeiro uma colaboração para padronizar o espectro 5G para cidades inteligentes e casos de uso em serviços públicos de IoT no Brasil, com o apoio das agências governamentais brasileiras Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

12/01/2022 às 17:00
Notícia

Samsung certifica os smartphones Galaxy M33 5G, A33 5G e A53 5G

Aparelhos mais baratos da empresa devem ser lançados nos próximos meses

Entendendo o 5G em mmWave

Antes de seguir para a notícia, é importante explicar o que são as mmWave. As ondas milimétricas (de onde vem o "mm" ) permitem que a conexão 5G opere na melhor qualidade possível, entregando maior velocidade e suportando um maior número de dispositivos conectados (o que evita a sobrecarga da rede). Apesar do "milimétrico" no nome, as frequências das mmWave são entre 24 GHz e 60 GHz. E outra coisa conhecida sobre o 5G é que ele precisa de muitas antenas para manter o seu sinal. Nesse ponto que entra a Juganu. Uma das táticas para encher as cidades é de antenas é "camuflá-las" em postes de luz, árvores fakes e o que mais fizer parte do cenário urbano

Colaboração para fornecimento de 5G

De acordo com José Palazzi, diretor sênior de vendas da Qualcomm, a colaboração visa apoiar a padronização da utilização do espectro 5G em mmWave e outras frequências para cidades inteligentes e serviços de IoT. “Estamos muito orgulhosos de apoiar esta iniciativa no Brasil, demonstrando como as soluções 5G da Qualcomm Technologies em mmWave e em outras frequências deste espectro podem ter um impacto positivo em cidades e comunidades inteligentes, integrando desenvolvimentos de IoT e transformando sociedades por meio da tecnologia.” 

A iniciativa tem a Nokia trazendo o seu core celular 5G e a Juganu a sua luminária de rua inteligente e integrada para utilização em áreas públicas existentes, fornecendo serviços públicos por meio da integração de tecnologia 5G e de soluções de IoT da Qualcomm. Com o projeto, a Qualcomm, Nokia e Juganu demonstram que o uso de dispositivos de iluminação pública simplifica drasticamente a instalação e a fusão tecnológica, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente o custo e o tempo de implementação da solução.

Para Bruno Gemus, CEO da Juganu no Brasil, esse é um projeto a ser aplicado em todo o país. “Este projeto tem o poder de mudar o cenário da iluminação pública viária no Brasil e no mundo. Criamos uma experiência inovadora de iluminação pública, gerando conectividade 5G para o município, que poderá usar essa rede para diversas aplicações e, assim, reduzir a necessidade de instalação de muitas antenas pela cidade". Como falado no segundo parágrafo, a instalação de antenas 5G podem ser integradas ao cenário urbano, seja em um poste de luz ou uma árvore. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.