As empresas de tecnologia Qualcomm, Nokia e a Juganu anunciaram hoje, dia 12 de janeiro uma colaboração para padronizar o espectro 5G para cidades inteligentes e casos de uso em serviços públicos de IoT no Brasil, com o apoio das agências governamentais brasileiras Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Samsung certifica os smartphones Galaxy M33 5G, A33 5G e A53 5G
Aparelhos mais baratos da empresa devem ser lançados nos próximos meses
Entendendo o 5G em mmWave
Antes de seguir para a notícia, é importante explicar o que são as mmWave. As ondas milimétricas (de onde vem o "mm" ) permitem que a conexão 5G opere na melhor qualidade possível, entregando maior velocidade e suportando um maior número de dispositivos conectados (o que evita a sobrecarga da rede). Apesar do "milimétrico" no nome, as frequências das mmWave são entre 24 GHz e 60 GHz. E outra coisa conhecida sobre o 5G é que ele precisa de muitas antenas para manter o seu sinal. Nesse ponto que entra a Juganu. Uma das táticas para encher as cidades é de antenas é "camuflá-las" em postes de luz, árvores fakes e o que mais fizer parte do cenário urbano.
Colaboração para fornecimento de 5G
De acordo com José Palazzi, diretor sênior de vendas da Qualcomm, a colaboração visa apoiar a padronização da utilização do espectro 5G em mmWave e outras frequências para cidades inteligentes e serviços de IoT. “Estamos muito orgulhosos de apoiar esta iniciativa no Brasil, demonstrando como as soluções 5G da Qualcomm Technologies em mmWave e em outras frequências deste espectro podem ter um impacto positivo em cidades e comunidades inteligentes, integrando desenvolvimentos de IoT e transformando sociedades por meio da tecnologia.”
A iniciativa tem a Nokia trazendo o seu core celular 5G e a Juganu a sua luminária de rua inteligente e integrada para utilização em áreas públicas existentes, fornecendo serviços públicos por meio da integração de tecnologia 5G e de soluções de IoT da Qualcomm. Com o projeto, a Qualcomm, Nokia e Juganu demonstram que o uso de dispositivos de iluminação pública simplifica drasticamente a instalação e a fusão tecnológica, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente o custo e o tempo de implementação da solução.
Para Bruno Gemus, CEO da Juganu no Brasil, esse é um projeto a ser aplicado em todo o país. “Este projeto tem o poder de mudar o cenário da iluminação pública viária no Brasil e no mundo. Criamos uma experiência inovadora de iluminação pública, gerando conectividade 5G para o município, que poderá usar essa rede para diversas aplicações e, assim, reduzir a necessidade de instalação de muitas antenas pela cidade". Como falado no segundo parágrafo, a instalação de antenas 5G podem ser integradas ao cenário urbano, seja em um poste de luz ou uma árvore.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.