Exynos 2200 está superaquecendo e a Samsung esquentando a cabeça

Empresa diz que está tudo bem na fábrica do Exynos, problema parece ser o processador

Exynos 2200 está superaquecendo e a Samsung esquentando a cabeça
Créditos: Divulgação/Samsung

Depois de "ignorar" que havia anunciado um evento de lançamento do seu novo processador Exynos 2200, a Samsung se explicou falando que lançará o SoC somente com um novo smartphone. A fabricante aproveitou para rebater os rumores que estaria com problemas na fabricação dos Exynos. Agora surge a informação que sim, está tudo certo nas foundries. O problema é só no próprio Exynos 2200

12/01/2022 às 17:00
Notícia

Samsung certifica os smartphones Galaxy M33 5G, A33 5G e A53 5G

Aparelhos mais baratos da empresa devem ser lançados nos próximos meses

Exynos 2200 com problema de superaquecimento

Com o adiamento da apresentação do Exynos 2200 (programado para o dia 11 de janeiro), os benchmarks em que o processador ficou abaixo do concorrente foram creditados como um dos motivos. O SoC da Samsung não estava com um desempenho pra competir com o Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm. Um outro motivo apresentado ontem, e desmentindo hoje pela Samsung, eram os problemas na fábrica do Exynos.

Mas o leaker Ice Universe (sempre ele... ou quase sempre ele) publicou no Weibo outra história. Segundo as fontes internas (nome jornalístico para funcionários) do Ice Universe, o Exynos 2200 está superaquecendo ao atingir frequências (clocks) mais altas no GPU, feito em parceria com a AMD. A Samsung esperava que os núcleos da GPU rodassem em até 1,9 GHz. Diz o ditado que querer não é poder, e a sul-coreana teve que reduzir os clocks para que o smartphone não virasse uma chapa. Primeiro, a Samsung abaixou para 1,69 GHz, ainda quente. Depois, rodou com 1,49 GHz e a temperatura continuou um problema. A GPU só parou de superaquecer com 1,29 GHz. A empresa agora quer deixar o hardware rodando a 1,49 GHz sem superaquecimento. Abaixo do plano original.


Possível Galaxy S22 em vazamento. Fonte: Reprodução/Unbox Therapy.

Galaxy S22 sem Exynos?

 

A linha Exynos sempre teve um histórico de aquecimento, mas dessa vez a Samsung não tem como deixar passar. A parceria com a AMD, que levará a microarquitetura RDNA2 (as mesmas das placas de vídeo dos desktops) para o Exynos 2200, foi uma das principais estratégias da sul-coreana na divulgação do seu processador. A Samsung espera consolidar seu SoC como referência nos jogos para smartphones. Entretanto, há um risco de que ela lance o seu novo topo de linhaGalaxy S22, somente com o processador Snapdragon 8 Gen 1. A apresentação do novo celular será no dia 8 de fevereiro. A Samsung não quer resolver o problema só depois dessa data.

 

Fonte: WCCFTech

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.