Óculos de realidade virtual fazem com que vacas se sintam em um pasto verde

Tecnologia diminuiu o nível de estresse dos animais e aumentou a produção de leite

Óculos de realidade virtual fazem com que vacas se sintam em um pasto verde
Créditos: Reprodução / The Sun

Sabemos que o metaverso, segundo as grandes empresas de tecnologia, “é o futuro da humanidade”, mas parece que não são apenas os humanos que irão usufruir dessa novidade. Isso porque estudos recentes vêm utilizando óculos de realidade virtual em vacas para levar elas para pastos virtuais, conseguindo com isso aumentar a produção de leite.

12/01/2022 às 10:17
Notícia

Smartphone OPPO A36 é anunciado com Snapdragon 680 e bateria ...

Aparelho chega para competir diretamente com modelos de empresas como Redmi e Vivo com especificações...

Um dos grandes problemas para os criadores de vacas leiteiras em parte do mundo é durante o inverno, quando o animal tem que ficar preso em um celeiro para se abrigar do frio. Entretanto, isso acaba estressando bastante o animal e diminuindo a produção dele, buscando contornar isso, estudos que vêm utilizando headsets VR para criar uma sensação do bicho de estar em um lugar seguro e protegido.

Segundo uma reportagem do portal The Sun, o fazendeiro turco Izzet Kocak está utilizando essas tecnologias para diminuir o estresse das vacas nos meses mais difíceis da temporada. Através da utilização desses óculos de realidade virtual, ele afirma que está conseguindo aumentar a produção de leite dos animais durante o inverno de 22 litros para 27 litros.


Créditos: Reprodução / The Sun

Atualmente o fazendeiro está realizando o experimento em apenas duas das suas 180 vacas leiteiras, mas com o sucesso que foi esse experimento, ele afirma que pretende comprar mais 10 headsets VR futuramente.

Apesar de ser um conceito bastante novo, não é a primeira vez que tecnologias de realidade virtual são usadas para reduzir o estresse dos animais. Como apontado pelo ExtremeTech, em 2019 um fazendeiro russo, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Alimentação da Rússia, realizou esse experimento com a ajuda de veterinários e consultores de produção, que acabaram criando um óculos especial para esse tipo de animal.


Créditos: Divulgação Ministério da Agricultura e Alimentação da Região de Moscou

12/01/2022 às 10:37
Notícia

Vendas do drone Sony Airpeak S1 começam com valor de US $8,99...

Aeronave é feita para ser usada junta com câmeras profissionais da empresa

Continua após a publicidade

Diferente do Izzet Kocak, que utiliza dois óculos de realidade virtual em cada vaca, um em cada olho, a solução russa foi desenvolver um dispositivo próprio para o animal. Além da criação de um hardware totalmente novo, a Rússia também apontou a necessidade de criar um software adaptado para esse fim, conseguindo também diminuir o nível de ansiedade e aumentar o humor emocional geral do rebanho.

Fonte: The Sun, Ministério da Agricultura e Alimentação da Região de Moscou, ExtremeTech

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.