Avira Antivirus também tem minerador de criptomoedas Ethereum

Similar à Norton, antivírus vem com minerador de criptomoedas instalado no aplicativo

Avira Antivirus também tem minerador de criptomoedas Ethereum
Créditos: Avira/Divulgação

Nessa última segunda-feira (10), reportamos aqui no Mundo Conectado a informação de que o aplicativo de segurança Norton 360 instala um minerador de Ethereum. Agora, é a vez da Avira Antivirus, que pertence à NortonLifeLock, também ser alvo de críticas ao apresentar o Avira Cripto com esquema de mineração similar.

O Avira Cripto vem desativado por padrão e o usuário precisa ativa-lo para que a mineração seja executada. Entretanto, assim como no caso do Norton 360 existe a possibilidade de um malware ativar o recurso sem que o usuário saiba.

10/01/2022 às 09:24
Notícia

Aplicativo de segurança Norton 360 instala minerador de cript...

O minerador vem desativado por padrão, mas um malware pode ativá-lo sem que o usuário saiba

Segundo o site especializado em segurança que divulgou as informações, KrebsonSecurity, A Avira possui 500 milhões de usuários ao redor do mundo. Por ser um antivírus gratuito, o alcance do aplicativo é mundial. O Avira Cripto foi anunciado em outubro de 2021, logo após a empresa ser adquirida pela NortonLifeLock. Mesmo que o usuário precise ativar a mineração manualmente, os detalhes fornecidos sobre a ferramenta no site oficial da Avira são escassos.

O FAQ divulgado pela empresa não informa com precisão qual a porcentagem que a NortonLifeLock adquire com a mineração de Ethereum ao utilizar o seu hardware e sua energia elétrica para mineração. Outro problema questionável reside no fato da ferramenta Virustotal.com do Google identificar o arquivo de mineração do antivírus com a tag Trojan.Coinminer.

Similar ao que está sendo implementado no aplicativo Norton 360, mesmo que haja a necessidade de ativar a mineração manualmente, o arquivo não pode ser removido com facilidade e um malware  poderia ativar sua execução.

Vincente Pilette, CEO da NortonLifeLock afirma que o recurso de mineração apresentado nos produtos da empresa é seguro. Na época em que o minerador da Norton foi anunciado, ele afirmou que:

Continua após a publicidade

À medida que a economia baseada em criptomoedas continua a se tornar uma parte mais importante da vida de nossos clientes, queremos capacitá-los a minerar criptomoedas com o Norton, uma marca em que confiam. O Norton Crypto é mais um exemplo inovador de como estamos expandindo nossa plataforma de Segurança Cibernética para proteger a vida digital em constante evolução de nossos clientes

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Guru3D, KrebsonSecurity
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.