GM reconhece soberania da Califórnia sobre legislação de emissões de poluentes

Fabricante apoiou processo do ex-presidente Trump contra lei do estado

GM reconhece soberania da Califórnia sobre legislação de emissões de poluentes
Créditos: Divulgação/GM

General Motors (GM) está fazendo as pazes com o estado da Califórnia. A fabricante de veículos publicou uma carta em que reconhece a autoridade do estado para definir os padrões de emissões poluentes dos veículos. Durante o governo Trump, a GM apoiou o ex-presidente em sua "briga" contra a legislação da Califórnia, a mais rigorosas no quesito de emissões.

06/01/2022 às 11:51
Notícia

CEO da Canon decreta fim de uma era de câmeras DSLR flagships

A empresa mudou seu foco para a fabricação de câmeras RF mirrorless no segmento de alto desempenho

GM "pede desculpa" e puxa outras fabricantes a seguir o exemplo

Donald Trump chegou no poder prometendo reverter as decisões de Barack Obama, seu sucessor, no controle de consumo de combustíveis. A Califórnia declarou que não abaixaria a sua guarda (a legislação rigorosa sobre o tema é usada como padrão por outros estados) e que manteria as suas restrições. Além da GM, Fiat Chrysler e Toyota também apoiaram Trump. A reversão do presidente levou a disputa para a justiça, com a Califórnia e mais 11 estados processando o governo. Na era Obama, os carros deveriam aumentar a eficiência dos motores em 5% a cada ano, enquanto Trump reduziu para 1,5%.


Carta do vice-presidente e chefe da políticas públicas da GM para o governador da Califórnia. Fonte: Reprodução/The Verge.

Duas semanas depois da derrota de Trump nas eleições, a GM já estava mudando de posição. O atual presidente Joe Biden, ex-vice do Obama, prometeu acelerar a transição do país para veículos elétricos. A fabricante de Detroit então voltou atrás e sugeriu que a Fiat Chrysler e Toyota fizesse o mesmo. Com a recuada da GM retorna para a lista de possíveis fornecedores de veículos para o estado da Califórnia. Isso é bom não só para a fabricante, mas também para o estado. A GM lançará a caminhonete Silverado totalmente elétrica em 2023, com algumas unidades já vendidas em pré-venda. A Silverado EV e sua van de entrega BrightDrop podem atender órgãos públicos devido as suas funcionalidades.

A meta da GM é parar de vender carros com motores a combustão em 2040. Abaixo de concorrentes, como a Ford que estipulou a sua meta para 2030 e a Volkswagen que pretende ter 70% da produção de elétricos no mesmo ano, encerrando a fabricação dos carros movido a combustíveis fósseis até 2035. Confira agora algumas imagens do Silverado EV.


Fonte: Divulgação/GM.

Fonte: The Verge

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.