Samsung tira do ar permanentemente a loja de apps para sistema Tizen

Usuários não podem mais acessar a Tizen Store em seus celulares com este sistema operacional

Samsung tira do ar permanentemente a loja de apps para sistema Tizen
Créditos: Reprodução/Samsung

Má notícia para usuários de smartphones com o sistema operacional Tizen: a Samsung descontinuou oficialmente a loja de aplicativos para este sistema. Com isso os usuários não poderão mais acessar a loja em seus aparelhos para baixar novos aplicativos ou atualizar seus aplicativos já instalados. 

06/01/2022 às 18:30
Notícia

Sem carregador na caixa, Galaxy S22 Ultra terá modelo de 45W ...

Confira o design do smartphone que será o novo topo de linha da Samsung para 2022

Fim da Tizen Store para smartphones

Em junho do ano passado, a Samsung já havia encerrado o suporte para a loja e por isso novos usuários de smartphones com sistema Tizen não podiam baixar aplicativos ou jogos. Ela só podia ser acessada por usuários existentes, mas agora a Tizen Store foi finalmente descontinuada.

Com o fim permanente da Tizen Store no dia 31 de dezembro de 2021 em todos os países, usuários de smartphones da Samsung com sistema Tizen, como os modelos Samsung Z1, Z2, Z3 e Z4, que tentarem acessar a loja verão uma mensagem de erro, o que é uma indicação de que ela não está disponível. O Samsung Z4 é o último smartphone lançado pela empresa em 2017 com o sistema operacional Tizen pré-instalado.

Samsung tira do ar permanentemente a loja de apps para sistema Tizen
Reprodução/Droiders.ru

Vale lembrar que muitos aplicativos populares como WhatsApp, Instagram e Facebook já deixaram de suportar o sistema operacional Tizen nos últimos anos. Além disso, o aplicativo ACL, que basicamente permitia a execução de apps do Android no Tizen, também já não é mais suportado desde 2018. Com isso os usuários do sistema operacional da Samsung acabaram ficando sem opções.

No caso de seus smartwatches, a Samsung já deixou de oferecer modelos baseados no sistema Tizen e em seu lugar a empresa passou a utilizar o sistema Wear OS da Google. A linha de smartwatches Galaxy Watch 4 foi a primeira da Samsung a vir com o sistema Wear OS (versão 3).

E as Smart TVs?

Embora a Samsung ainda tenha Smart TVs com o sistema operacional Tizen, como a Samsung RU7100 de 2019, o anúncio do fim da Tizen Store não se aplica neste caso. A estrutura por trás da loja para Smart TVs é diferente da loja para smartphones e por isso os usuários podem ficar um pouco mais tranquilos – pelo menos por enquanto.

Fonte: TizenHelp, GSMArena

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.