Maior porto de carvão do mundo será 100% movido a energia renovável

Porto de Newcastle, na Austrália, está implementando plano para descarbonizar atividades até 2040

Maior porto de carvão do mundo será 100% movido a energia renovável
Créditos: Porto Newcastle/Reprodução

Localizado na Austrália, o maior porto de carvão do mundo agora será 100% movido a energia renovável. O porto de Newcastle exporta 165 milhões de toneladas de carvão por ano e a atual mudança é o primeiro passo de um projeto que visa descarbonizar o porto até 2040.

15/09/2021 às 15:54
Notícia

Maior complexo de energia solar do mundo será construído no R...

Voltalia, empresa de energia sustentável francesa, iniciou a construção das usinas Solar Serra do Mel...

Tornar o porto 100% movido a energia renovável faz parte de um acordo assinado com o parque de energia eólica da Iberdola, situado em New South Wales. O objetivo é diminuir a produção de poluentes do porto, com a intenção de que a exportação de carvão seja responsável por somente metade da receita do local até o início de 2030. Além disso, o Porto de Newcastle também converteu quase toda sua frota de veículos para modelos elétricos e também está alterando sua infraestrutura para reduzir a emissão de CO2 durante as atividades portuárias.

Redução na utilização do Carvão

Pesquisas apontam que na Austrália, somente nos últimos três meses (outubro, novembro e dezembro), a participação do carvão na rede elétrica diminuiu quase 6%, se comparado com o mesmo período no ano anterior. Por outro lado, a geração de energia solar fotovoltaica cresceu em 24% e a de energia eólica 6,4%.

De acordo com Craig Carmody, CEO do Porto de Newcastle, a mudança é necessária e a melhor opção é realiza-la agora, enquanto ainda há controle sobre as finanças da empresa. Carmody se refere que o momento para a transição é o ideal, pois ainda pode ser realizado com planejamento. Se a transição acontecesse em um momento de crise, o porto entraria em colapso.

Além disso, previsões apontam que a utilização de energia renovável continue expandindo na Austrália durante os próximos 10 anos, alcançando uma taxa de geração de energia de 48%. 

No Brasil também estão sendo realizados investimentos no setor, um deles é o complexo de energia solar do mundo, que está sendo construído no Rio Grande do Norte, em parceria com a empresa francesa Voltalia. O projeto prevê a construção das usinas Serra do Mel 1 e Serra do Mel 2 que irão complementar a produção de energia eólica da região para formar o maior complexo de energia solar e eólica do mundo: o complexo Serra Branca.

Fonte: The Guardian

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.