Veja a moto da Honda que não cai

Sistema Riding Assist da Custom MN4 Vultus mantém estabilização da moto, evitando que o condutor coloque os pés no chão

Veja a moto da Honda que não cai
Créditos: Honda/Divulgação

Todo mundo já viu algum motoqueiro com os pés no chão estacionando a moto de ré. Além disso, a moto só permanece de pé se o descanso lateral estiver em contato firme com o solo. Para facilitar a vida dos motoristas, a Honda apresentou a Custom MN4 Vultus com nova versão do Riding Assist, que promete maior estabilidade ao veículo.

A fabricante revelou um vídeo da Custom MN4 Vultus em movimento. Seja andando de ré, fazendo curvas com formato do número 8 à baixa velocidade ou estacionada sem o descanso lateral, a moto da Honda não cai.

Pelo vídeo é possível conferir como o sistema de autoestabilização para veículos de duas rodas, o Riding Assist 2.0, oferece equilíbrio para a moto em todas as situações. O sistema conta com um braço oscilante traseiro, que estabiliza a roda traseira com base nos movimentos do condutor. O Riding Assist permite que a roda traseira seja inclinada para fora do eixo central vertical. Dessa forma, a roda consegue compensar as movimentações realizadas por quem está pilotando o veículo.

A fabricante japonesa não revelou maiores detalhes sobre os sensores utilizados no sistema, ou se sistema Riding Assist encontra-se pronto para implementação em série nos modelos da Honda.

Riding Assist também permite moto andar sozinha

O sistema de autoestabilização da Honda não é novidade. Apresentado pela primeira vez no Tokyo Motor Show em 2017, o Riding Assist vêm sendo aprimorado pela empresa. Comparado com o que foi apresentado anteriormente, podemos notar um sistema mais robusto, que pode estar próximo a ser lançado no mercado. 

Um detalhe interessante, é que uma das ideias da empresa é que a moto consiga acompanhar o usuário de forma independente. No vídeo da primeira versão do sistema podemos ver uma Honda NC 750 acompanhando os passos de uma mulher, como se fosse um fiel animal de estimação

Continua após a publicidade

31/12/2021 às 15:00
Notícia

Autocycle: conheça a mistura entre carro e moto

Modelos elétricos, a gás e até com auxílio de energia solar

Como não vemos a função no vídeo mais recente da fabricante, não podemos afirmar que o "modo seguir" permanece implementado no projeto do Riding Assist. Porém, mesmo que atualmente a ideia não faça mais parte dos planos da empresa, uma moto que segue de forma autônoma o condutor deve ser o próximo passo após o lançamento de uma moto que não cai.

Fonte: Honda

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.