Aplicativo de segurança Norton 360 instala minerador de criptomoeda Ethereum

O minerador vem desativado por padrão, mas um malware pode ativá-lo sem que o usuário saiba

Aplicativo de segurança Norton 360 instala minerador de criptomoeda Ethereum
Créditos: Reprodução/Cointimes

A fornecedora de soluções de segurança Norton está sendo alvo de críticas por ter incluído um minerador de criptomoeda Ethereum em seu aplicativo de segurança Norton 360. Vale lembrar que como softwares de segurança, como antivírus, têm fama de causar lentidão nos PCs, a inclusão deste tipo de coisa não ajuda.

09/12/2021 às 14:04
Notícia

WhatsApp testa pagamentos com criptomoedas nos Estados Unidos

Meta está fortalecendo cada vez mais as transações financeiras em suas plataformas

Embora a empresa tenha afirmado que o minerador é completamente seguro, sua inclusão levanta questões quanto aos motivos por trás disso. Batizado como Norton Crypto, o minerador de Ethereum vem desativado por padrão. Mesmo assim os usuários do Norton 360 ficaram irritados pelo fato de ele ter sido instalado pelo software e aparentemente ele não é lá muito fácil de ser desinstalado.

Quando o minerador foi anunciado originalmente no ano passado, Vincent Pilette, CEO da NortonLifeLock, disse na época que "À medida que a economia baseada em criptomoedas continua a se tornar uma parte mais importante da vida de nossos clientes, queremos capacitá-los a minerar criptomoedas com o Norton, uma marca em que confiam. O Norton Crypto é mais um exemplo inovador de como estamos expandindo nossa plataforma de Segurança Cibernética para proteger a vida digital em constante evolução de nossos clientes".

Aplicativo de segurança Norton 360 instala minerador de criptomoeda Ethereum
Reprodução/The Verge

Quando habilitado, o Norton Crypto faz uso da placa de vídeo instalada no computador do usuário para minerar Ethereum, com a moeda sendo transferida para uma carteira da Norton hospedada na nuvem. A mineração de criptomoedas vem sendo alvo de críticas por causa do alto consumo de energia e por possíveis efeitos prejudiciais ao meio ambiente. No caso do software da Norton, também existe a possibilidade de um malware habilitar o minerador sem que o usuário saiba.

Aplicativo de segurança Norton 360 instala minerador de criptomoeda Ethereum
Reprodução/NortonLifeLock

Outro detalhe sobre o Norton Crypto é que ele só será executado caso o PC do usuário atenda aos requisitos mínimos necessários, como uma placa de vídeo com GPU da NVIDIA ou da AMD com pelo menos 6GB de memória. Além disso, ele cobra uma comissão de 15% - bem acima dos 1 a 2% cobrados por outras plataformas. Incluindo o custo das taxas de transação do Ethereum, acaba sendo difícil para o usuário ter algum lucro com isso, sem contar o aumento na conta de luz.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PC Gamer
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.