Qualcomm fecha novas parcerias para carros com Snapdragon Digital Chassis

Lista de parceiros inclui fabricantes como a Volvo, Honda e Renault

Qualcomm fecha novas parcerias para carros com Snapdragon Digital Chassis
Créditos: Reprodução/Qualcomm

A Qualcomm anunciou recentemente que fechou novas parcerias com fabricantes e a abertura de um novo escritório de engenharia de software em Berlim, na Alemanha, para suportar os clientes europeus da versão mais recente da sua plataforma Snapdragon Digital Chassis.

27/12/2021 às 18:01
Notícia

Volvo quer transformar para-brisa de veículos em displays int...

A empresa admite que a tecnologia em um estágio inicial de desenvolvimento

Em nota, Enrico Salvatori, vice-presidente sênior e presidente da Europe/MEA e da Qualcomm Europe, disse que "A abertura do escritório é mais uma evidência do compromisso da empresa em trazer novas e empolgantes tecnologias para o setor automotivo".

A plataforma Snapdragon Digital Chassis é um conjunto de tecnologias conectadas à nuvem que os fabricantes de automóveis podem adotar completamente em seus veículos ou em partes. Ela inclui itens como a plataforma Snapdragon Ride, que oferece sistemas avançados de assistência ao motorista e condução autônoma, a plataforma Auto Connectivity, para serviços de conectividade via redes 4G LTE ou 5G, rede celular entre veículos (C-V2X), Wi-Fi, Bluetooth e posicionamento preciso. Ela também inclui a mais nova geração do Snapdragon Cockpit, que é basicamente um cockpit digital e um sistema de infotainment (ou infoentretenimento).

Qualcomm fecha novas parcerias para carros com Snapdragon Digital Chassis
Divulgação/Qualcomm

De acordo com a Qualcomm, os pedidos de suas plataformas automotivas integradas, incluindo o Digital Chassis, já chegam a mais de US$ 13 bilhões. A Volvo já é uma das muitas fabricantes a integrar a plataforma Snapdragon em seus veículos. O próximo SUV totalmente elétrico da Volvo e o SUV Polestar 3 serão alimentados pelo cockpit digital da Qualcomm, que utiliza o sistema operacional Android da Google, e um conjunto de tecnologias sem fio para suportar Wi-Fi e Bluetooth. A fabricante espera lançar veículos com esses recursos ainda este ano.

Qualcomm fecha novas parcerias para carros com Snapdragon Digital Chassis
Reprodução/Qualcomm

A Honda também confirmou que planeja levar o cockpit digital da Qualcomm para novos veículos pela primeira vez. Estes novos veículos devem estar disponíveis comercialmente nos Estados Unidos já a partir do segundo semestre de 2022. Já a partir de 2023 eles também deverão estar disponíveis em outros países.

No caso da Renault, em setembro passado ela havia dito que estava planejando integrar o cockpit digital da Qualcomm em seu veículo elétrico Mégane E-Tech. Agora a empresa confirmou que expandiu sua parceria com a Qualcomm para fazer uso da suíte Snapdragon Digital Chassis completa, o que inclui os recursos de conectividade e a plataforma Snapdragon Ride.

Continua após a publicidade

"A Qualcomm Technologies entende as necessidades das montadoras de singularidade e diferenciação, bem como a tremenda oportunidade de redefinir o modelo de negócio automotivo e de transporte. A suíte Snapdragon Digital Chassis permite que suas plataformas fiquem continuamente atualizadas com novos recursos após a compra do veículo, ao mesmo tempo em que permite que a montadora crie novos recursos e serviços para um melhor engajamento do cliente e modelos de negócios baseados em serviços".
-- Nakul Duggal, vice-presidente sênior e gerente geral de automóveis da Qualcomm

Fonte: Gizmochina, TechCrunch

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.