"Cabana" na lua encontrada por rover chinês era justamente o que todos esperavam
Créditos: Reprodução/Reuters

"Cabana" na lua encontrada por rover chinês era justamente o que todos esperavam

Imagem registrada pelo rover Yutu 2 de "cubo" gerou especulações nas redes

Você lembra da tal "cabana na lua" encontrada pelo rover da CNSA, agência espacial chinesa, através de uma foto bem distante do objeto original, com qualidade não muito alta e que fez a internet ficar em polvorosa? Pois, após quase um mês, finalmente o rover Yutu 2 chegou no lugar da tal cabana. E era justamente o que os céticos esperavam: um grande nada de mais em forma de uma pedra.

CNSA brincou com cabana lunar

No blog Our Space, da própria agência espacial chinesa, a equipe brincou que a estrutura no lado oculto (ou lado escuro) da lua poderia ser uma nave abandonada ou uma base alienígena utilizada para paradas em viagens interplanetárias. Infelizmente a realidade é bem mais sem graça que a ficção científica (exceto se a ficção científica é um evento pós apocalíptico, porque não é nada legal viver nesses universos), e o rover Yutu 2 percorreu — lentamente — 100 metros para fotografar a pedra.

CNSA precisava mesmo levar seu jipe espacial para aquele ponto? Provavelmente sim. Afinal, o lado escuro da lua (chamado assim por nunca ter sua face virada para a Terra, não sendo visível do planeta) é pouco estudado e Yutu 2 é o primeiro objeto humano a pousar no lugar, então há muito o que conhecer da geologia do local.


Primeira imagem mostra uma panorâmica da região da "cabana". Na segunda imagem vemos um zoom na própria cabana. Fonte: Divulgação/CNSA.

A demora em percorrer os 100 metros se deve ao fato de Yutu 2 ser movido a energia solar e o lado escuro da Lua só receber duas semanas de iluminação do sol. O que é basicamente um dia na Lua. Ou seja, são duas semanas que o rover fica desligado, sem receber energia para se mover. E se isso não fosse o bastante, ele se locomove devagar e a agência espacial chinesa precisa ter cuidado com a superfície lunar, que além de irregular possui diversas crateras.

07/01/2022 às 14:14
Notícia

Eventos astronômicos de 2022: marque na agenda os principais ...

Rio Grande do Sul e parte do sul da América Latina verão eclipse parcial do sol

Qual governo quer desperdiçar milhões de dólares por uma direção perigosa de um veículo que não pode ser consertado? Entretanto, Yutu 2 chegou no seu destino bem mais rápido do que o anunciado anteriormente. A CNSA esperava que demorasse dois meses.

Agora que a cabana misteriosa foi descoberta, Yutu 2 pode dar sequência na exploração do lado de escuro da lua. Vai, Yutu 2! The time is gone, the song is over! 

Continua após a publicidade

Lado oculto ou lado escuro?

O "lado oculto" da Lua é o nome que se dá ao hermisfério que não é visto direto da Terra. Ele também é conhecido como "lado escuro". Apesar dessas convenções de nomenclatura, toda a superfície da Lua recebe iluminação do Sol durante duas semanas, seguida de duas semanas de noite. O lado escuro (ou lado oculto) recebe luz durante a fase da lua nova. O único momento em que a Lua fica totalmente escura é em períodos de eclipse total lunar, quando a sombra da Terra impede que os raios solares iluminem o satélite.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Gizmodo
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.