Eventos astronômicos de 2022: marque na agenda os principais eventos no céu
Créditos: Divulgação/NASA

Eventos astronômicos de 2022: marque na agenda os principais eventos no céu

Rio Grande do Sul e parte do sul da América Latina verão eclipse parcial do sol

Se você assim como eu é fascinado por astronomia e pelos lugares onde ninguém jamais esteve, já deve estar se preparando com os eventos astronômicos de 2022. Para facilitar a sua vida, compilamos aqui aqueles eventos mais interessantes visíveis do céu terrestre. E lembre-se: busque um lugar com pouca iluminação urbana para observar os acontecimentos citados.

03/01/2022 às 18:25
Notícia

Raridade: fotógrafo captura Via Láctea e Golden Gate ao mesmo...

Poluição luminosa na região dificulta registro do céu noturno da Baía de São Francisco

Primeira lua cheia do ano no dia 17 de janeiro

Janeiro estará um pouco mais parado. Em compensação, hoje, dia 7, Mercúrio estará visível no pôr do sol. Ele ficará localizado acima da linha do horizonte. Dez dias depois, em uma segunda-feira, teremos a primeira lua cheia do ano. Essa é bem mais fácil de ver que Mercúrio.


Mercúrio aparecerá logo acima da "divisão" entre a noite e o dia. Fonte: Kreuzschnabel/Wikimedia.

Fevereiro e o retorno de Mercúrio

 

Mercúrio, injustamente culpado pelos problemas dos outros, volta para um "olá" no dia 16 de fevereiro. Dessa vez ele será visível no nascer do sol. Acorde cedo e antes dos primeiros raios você verá o mensageiro no céu.

Missão para a lua em março e rolezinho interplanetário

 

Não que seja visível para nós, mas dia 12 de março é o lançamento previsto da Missão Artemis 1 (que terá a Alexa como participante). A missão da NASA marca a retomada das missões lunares e será um "voo de teste", sem tripulação, para preparar a Missão Artemis 2. Esta missão deve ser realizada em 2024 e fará uma passagem sobre a lua com uma tripulação.

Continua após a publicidade

Ainda em março, no dia 30, os céus sediarão um encontro em a Lua, Marte e Vênus. O encontro será visto no leste e acontecerá durante a madrugada. Não durma!

Abril: chuva de meteoro e eclipse

 

Apesar do mês começar com um dia da mentira, ele terá três grandes eventos: Mercúrio novamente no pôr do sol (dessa vez mais elevado no horizonte), a chuva de meteoro Líridas acontecendo entre a noite de 22 de abril e encerrando na manhã do dia seguinte. No sul da América do Sul e no estado do Rio Grande do Sul (sim, muita repetição da palavra) será visível um eclipse solar parcial, que acontece no dia 30. A Argentina terá a maior parte do eclipse.

Maio, Junho, Julho e Agosto: protagonismo lunar

Nesses quatro meses, a lua vai subir de categoria e será a estrela (entendeu a piada?) dos eventos astronômicos. Em 16 de maio, o satélite passará por um eclipse total. O eclipse será visível em toda a América do Norte, partes do oeste da Europa e oeste africano. No dia 14 de junho acontecerá a primeira Superlua do ano. Já a próxima será no em 13 de julho, mesmo mês que terá a chuva de meteoros Delta Aquáridas. A última Superlua do ano acontece no dia 12 de agosto. Também nesse dia e até o dia 13 será visível a chuva de meteoros Perseidas

Outubro traz novas chuvas e eclipse parcial do sol

Outubro terá duas chuvas de meteoros: a primeira será a Dráconidas, no dia 7. Depois, nos dias 21 e 22, acontece a chuva Orionidas, formada por fragmentos do cometa Halley. No dia 25 acontecerá um eclipse parcial do sol, visível apenas no oeste da Rússia e no Cazaquistão (very nice).

Novembro: chuva de meteoros e eclipse total da lua

A chuva de meteoro Táuridas acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro. Já nos dias 17 e 18 é a vez da chuva Leônidas surgir na noite. No meio disso, no dia 8, temos um novo eclipse total lunar. Novamente, sem chances de ser visto na América do Sul.

Dezembro e suas duas chuvas

As chuvas de meteoros Gemínidas acontece nos dias 13 e 14, enquanto a última chuva do ano, a Úrsidas, acontece nos dias 21 e 22, uma ótima maneira de se preparar para o Natal.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.