Wi-Fi 6 Release 2 é anunciado prometendo upload muito melhor

Uplink MIMO multiusuário e otimizações no gerenciamento de energia são os destaques

Wi-Fi 6 Release 2 é anunciado prometendo upload muito melhor
Créditos: Divulgação/Wi-Fi Alliance

04/01/2022 às 15:34
Notícia

Novo roteador Wi-Fi 6E da TP-Link tem antenas que se ajustam ...

Modelo também contará com velocidade tri-band aprimorada e suporte para Wi-Fi 6E

Nesta quarta-feira (05), a Wi-Fi Alliance anunciou o padrão Wi-Fi 6 Release 2. Essa nova revisão promete uma série de melhorias para as conexões sem fio, tais como a adição do suporte ao uplink MIMO multiusuário, que pode aumentar consideravelmente as velocidades de upload. 

O multi-user MIMO uplink é uma tecnologia que permite a vários usuários realizar uploads simultaneamente a um mesmo ponto de acesso (AP - Access Point). Isso eleva a velocidade da conexão, ao mesmo tempo em que reduz a latência na troca de dados. 

Segundo a Wi-Fi Alliance, essa tecnologia resultará em mais desempenho para acesso a serviços de streaming de vídeo e videoconferências. Para quem joga online, a promessa é de conexões mais confiáveis durante as partidas. 

A empresa afirma que essas atualizações na especificação Wi-Fi 6 são necessárias para comportar as crescentes demandas por banda. O upload de grandes arquivos para serviços de armazenamento em nuvem e os envios constantes de fotografias e vídeos em alta resolução para as redes sociais foram os exemplos citados. 

Cidades Inteligentes e conectadas

Wi-Fi 6 Release 2: melhorias no gerenciamento de energia

O Wi-Fi 6 Release 2 também otimiza o consumo de energia dos dispositivos ligados à rede sem fio, fazendo uso de técnicas aprimoradas de operação low power, de modos de suspensão estendidos (incluindo suporte à negociação de despertar por TWT) e também de um modo multiusuário dinâmico de economia de energia por multiplexação espacial (SMPS). A nova especificação do Wi-Fi ainda permite realizar o desligamento dinâmico de partes redundantes na cadeia de recebimento de dados, novamente reduzindo o consumo de energia. 

Essas mudanças podem ser especialmente importantes em cenários como Casas e Cidades Inteligentes, bem como em ambientes industriais e comerciais. A expectativa é de redução de custos operacionais principalmente em cenários ligados à IoT. Os recursos anunciados se aplicam a todas as bandas de comunicação abrangidas pelo padrão Wi-Fi 6, incluindo as frequências de 2.4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. 

Na publicação, empresas como a Qualcomm, Intel, MediaTek e a Broadcom destacaram principalmente o aumento da velocidade de upload trazida pelo upload MIMO multiusuário. Segundo Phil Solis, Diretor de Pesquisas da IDC, os usuários em regiões mais populosas serão os principais beneficiados. Para 2022, a Wi-Fi Alliance prevê a entrada de quase dois bilhões de dispositivos Wi-Fi 6 no mercado.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Wi-Fi Alliance
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.