CEO da Canon decreta fim de uma era de câmeras DSLR flagships
Créditos: Reprodução/PetaPixel

CEO da Canon decreta fim de uma era de câmeras DSLR flagships

A empresa mudou seu foco para a fabricação de câmeras RF mirrorless no segmento de alto desempenho

Enquanto muitos fotógrafos profissionais ainda usam câmeras DSLR como equipamentos preferenciais, os principais nomes da indústria aos poucos estão deixando o formato. Em uma entrevista concedida ao Yomiuri Shimbun, o CEO e presidente da Canon, Fujio Mitarai, confirmou que o modelo EOS-1D X Mark III foi planejado para ser o último dispositivo topo de linha do tipo produzido pela companhia.

Segundo Mitarai, o foco da empresa deve passar a ser os modelos mirrorless, que tem atraído uma quantidade cada vez maior de consumidores. Em um comunicado posterior, a Canon confirmou a veracidade das informações, mas assegurou que esse processo “ainda vai demorar alguns anos”, e não especificou uma data para o fim da transição.

Foto: Divulgação/Canon

Embora a declaração da fabricante sirva para acalmar um pouco o ânimo dos fãs dos modelos DSLR, ainda está claro que eles devem perder espaço dentro de sua linha de produtos nos próximos anos. No entanto, ainda há chances de que pelo menos uma nova versão da EOS-1D seja lançada, já que o CEO declarou que tem esperanças de que um modelo com performance ainda maior seja produzido.

Canon está transitando para câmeras mirrorless

Durante a entrevista, Mitarai também deixou brechas para que a Canon continue produzindo outros modelos DSLR, mesmo que sua opção top de linha não seja atualizada. No entanto, o foco da companhia parece ser realmente outro — em janeiro deste ano, ela paralisou a produção de câmeras EF graças à pequena demanda do mercado.

Anunciada em janeiro de 2020, a Canon EOS-1D X mark III foi lançada por um valor superior a US$ 6,5 mil, mas, mesmo assim, se provou uma opção popular entre profissionais da fotografia. A linha teve sua estreia em 1989 com o modelo EOS-1N e, após diversas atualizações, fez a transição para o universo digital em 2001, com a estreia da Canon EOS-1D. 

Para o futuro, a fabricante deve se focar em aprimorar os modelos RF mirrorless, seguindo o mesmo caminho de concorrentes como a Nikon. Isso não significa que o mercado de dispositivos DSLR tradicional deve sumir, mas, assim como as antigas câmeras baseadas em filmes, eles devem passar a ser tratados como produtos de nicho feitos para públicos bastante específicos.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: DPReview, PetaPixel
User img

Felipe Gugelmin

Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.