Drone que carrega desfibrilador faz o primeiro salvamento de ataque cardíaco na Suécia

Idoso de 71 anos foi salvo graças a um médico e ao equipamento, que chegou rapidamente

Drone que carrega desfibrilador faz o primeiro salvamento de ataque cardíaco na Suécia
Créditos: Reprodução/Everdrone

No começo de dezembro, um sueco de 71 anos teve um ataque cardíaco enquanto estava limpando a neve na garagem de sua casa. Poucos minutos depois, a ajuda chegou, porém, de uma forma menos convencional. Além da sorte de ter um médico próximo ao local, um drone carregando um desfibrilador foi enviado, permitindo que o paciente fosse salvo rapidamente. 

04/01/2022 às 19:45
Notícia

Drones DJI Mini SE, Mini 2 e Air 2S liberados para outros app...

App DroneDeploy já adicionou suporte aos novos modelos e Litchi deve adicionar em breve

O procedimento de ressuscitação deve ser feito rapidamente para funcionar. A chance de uma pessoa sobreviver a um ataque cardíaco diminui entre 7% e 10% a cada minuto que passa. O serviço de Entrega Aérea Médica de Emergência (EMADE) da empresa Everdrone recebe chamadas para medidas de salvamento. Em casos como este, o paciente pode ser salvo antes mesmo da chegada de uma ambulância.

No caso em específico, que se passou na cidade de Trollhättan, a Everdrone AB recebeu uma chamada sobre o acidente. E isso foi o suficiente para que a equipe enviasse um drone com um desfibrilador externo automatizado (DEA) para o endereço do paciente.

De acordo com a própria empresa que fornece os serviços, o equipamento pôde ser imediatamente conectado ao paciente, permitindo ao médico fazer o procedimento correto na hora. Mesmo assim, o paciente deste caso em específico ainda teve que ser levado ao hospital para mais cuidados.

Equipamento chegou em pouco mais de 3 minutos

Desde o momento em que a chamada foi feita, o tempo de chegada do desfibrilador ao endereço foi de um pouco mais de 3 minutos. Dr. Mustafa Ali, o médico que salvou a vida do homem, disse que o paciente não tinha mais pulso quando ele chegou ao local.

“Eu estava indo para o trabalho no hospital local quando olhei pela janela do carro e vi um homem desmaiado em sua garagem. Percebi imediatamente que algo estava errado e corri para ajudar. O homem não tinha pulso, então comecei a fazer RCP (ressuscitação cardiopulmonar) enquanto pedia para outra pessoa ligar para o 112 (o número de emergência na Suécia). Poucos minutos depois, vi algo voando acima da minha cabeça. Era um drone com desfibrilador!”, relatou Dr. Ali.

O paciente de 71 anos que foi salvo já está totalmente recuperado do ataque cardíaco e agradeceu dizendo: “Não consigo expressar em palavras o quanto sou grato a essa nova tecnologia e à rapidez na entrega do desfibrilador. Se não fosse pelo drone, provavelmente não estaria aqui.”

Tecnologia que salva vidas

O CEO da Everdrone, Mats Sällström, também comentou sobre o fato: “Este é um excelente exemplo do mundo real de como a tecnologia de drones de ponta da Everdrone, totalmente integrada com despacho de emergência, pode minimizar o tempo de acesso a equipamentos DEA que salvam vidas.”

Continua após a publicidade

Segundo os dados coletados pela empresa, 275 mil pacientes na Europa e 350 mil nos EUA sofrem de parada cardíaca fora do hospital (OHCA) anualmente. Em 70% dos casos, os locais não possuem equipamentos próximos para uma ressuscitação, sendo que o tempo de chegada da ambulância pode não ser o suficiente para salvar o paciente.

O serviço EMADE pode atender cerca de 200 mil suecos. Porém, a empresa revelou que deseja expandir seus serviços para outros países da Europa ainda em 2022.

Mais do que um hobbie ou um trabalho, os drones estão mostrando utilidades para a vida da população. Recentemente, com a ajuda da tecnologia, a empresa japonesa Duskin Co. utilizou um drone para eliminar vespas perigosas e a Airobotics projetou UAVs em conjunto com a ShotSpotter para atender locais com registros de armas de fogo em Israel.

Via: The Verge Fonte: Everdrone

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.