John Deere está pronta para iniciar a produção de tratores autônomos

A ideia, segundo a empresa, é ajudar a tornar a agricultura mais eficiente

John Deere está pronta para iniciar a produção de tratores autônomos
Créditos: The verge

Falamos muito sobre carros autônomos quando queremos dar um exemplo de tecnologia do futuro, mas existem outros veículos - e ferramentas - que podem usufruir dessa tecnologia. A gigante de hardware agrícolas, John Deere, está pronta para exibir seu mais novo trator totalmente autônomo, por exemplo.

A apresentação, claro, está sendo feita na CES 2022. A empresa diz que a unidade exposta logo se tornará uma frota em larga produção. A ideia, segundo a empresa, é ajudar a tornar a agricultura mais eficiente e mais robusta em face da demanda cada vez maior e dos recursos cada vez menores.

John Deere na CES 2022

O trator possui seis pares de câmeras stereo ao seu redor para realizar a identificação de objetos no caminho, permitindo a visão em 360º e o cálculo da distância. Isso, então, é processado por uma rede neural local, que classifica cada pixel em aproximadamente 100 milissegundos e determina se a máquina continua se movendo ou para e, combinado com a tecnologia GPS, permite que o trator mantenha e posição e faça o caminho sem precisar de um motorista. Claro, a única coisa necessária seria levar o trator até o ponto de largada dos trabalhos, organizar as configurações e "deslizar da esquerda para a direita para ligar a máquina."

A máquina estaria preparada para operar 24 horas, 7 dias por semana, parando apenas para fazer o reabastecimento a cada 8 horas em média.

Paralelamente, o progresso do trabalho do trator pode ser monitorado a partir de um dispositivo móvel, que pode receber vídeo ao vivo, dados e métricas, permitindo que o agricultor ajuste a velocidade e a profundidade da perfuração em seu telefone. Isso tudo através do John Deere Operations Center Mobile (Centro de Operações).

14/12/2021 às 17:43
Notícia

Reino Unido apresenta conceito de avião que usa hidrogênio co...

A ATI diz que poderemos ver isso funcionando "um dia"

Continua após a publicidade

O trator autônomo da John Deere que está expondo é uma mistura de um trator Deere 8R, um subsolador habilitado para TruSet e sua tecnologia de navegação. A expectativa é que eles estejam disponíveis para compra mais tarde nesse ano, tornando a John Deere a primeira empresa a disponibilizar este tipo de inovação aos clientes. 

Ainda não sabemos o valor que esses veículos terão no mercado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.