Sony anuncia primeira TV QD-OLED 4K, com painéis desenvolvidos pela Samsung

As novas telas prometem um brilho máximo maior e uma melhor fidelidade de imagem do que os modelos OLED convencionais

Sony anuncia primeira TV QD-OLED 4K, com painéis desenvolvidos pela Samsung
Créditos: Divulgação/Sony

A Sony marcou presença na CES 2022 com o anúncio da primeira televisão QD-OLED 4K, que traz painéis desenvolvidos pela Samsung. A união da tecnologia de pontos quânticos com os diodos emissores de luz orgânicos promete trazer imagens com alta intensidade de brilho e fidelidade de cores ao mesmo tempo em que mantém um alto grau de contraste e a integridade das imagens.

O modelo Bravia XR A95K é a opção mais completa da linha de televisores da empresa para 2022, que também traz modelos OLED da série A, e mini-LED das séries Z (com resolução 8K) e X. Exibidos durante a feira, as telas Z9K e X95K trazem um sistema de retroiluminação inteligente que promete reduzir o leve florescimento característica da tecnologia dos painéis usados pela fabricante.

O elemento em comum entre os novos televisores é a compatibilidade com um novo sistema de câmeras da Sony, que é oferecido de forma integrada nos modelos A95K e Z9K. Além de oferecer soluções integradas para conversas de vídeo, eles auxiliam na configuração do brilho e do equilíbrio de som do televisor baseado na distância e no ângulo de visão do usuário — quando ele deixa o local, a imagem pode ser escurecida automaticamente, e há como configurar alertas quando alguém fica próximo demais da tela.

Sony aposta em novo recursos inteligentes

Segundo a Sony, somente o recurso de videoconferências vêm ativo nos novos aparelhos, que dependem de uma atualização de firmware para liberar as funções adicionais. Preocupada com a privacidade dos usuários, a empresa oferece a capacidade de desligar a câmera por mecanismos físicos, e garante que nem o acessório, nem suas novas TVs, mantêm armazenados ou compartilham os dados pessoais dos consumidores.

A Bravia XR A95K também promete trazer até 200% a mais de brilho em relação a uma TV tradicional graças a seu painel QD-OLED. Enquanto o OLED tradicional usa componentes azuis e amarelos aliados a filtros de cor para gerar tons verdes, vermelhos e subpixels azuis, a nova tecnologia emite luz azul através de pontos quânticos, que os convertem em verde e vermelho sem a necessidade do filtro adicional.

A tecnologia também proporciona uma maior fidelidade de cor em níveis de brilho intensos, mas mantém a propensão de burn-in do OLED tradicional. No entanto, a esperança da empresa é que as telas do tipo tragam um tempo de vida maior, já que o sistema responsável pela geração das imagens não trabalha de forma tão intensa.

Continua após a publicidade

Para completar, a Bravia XR A95K traz todos os recursos que se espera de uma TV topo de linha, como tela 4K de 120 Hz nativos com 65 ou 55 polegadas, ajuste automático de HDR para o PlayStation 5, sistema operacional Google TV e conexões HDMI 2.1. A Sony não divulgou a data de lançamento dos novos televisores, mas prometeu que deve iniciar em breve as pré-vendas através de seus sites oficiais.
 

Fonte: Sony Europe, The Verge

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.