Créditos: Arvids Baranovs

Vídeo real parece computação gráfica e mostra mesmos cenários em diferentes estações

Processo demorou meses para ser gravado e depois editado, usando imagens captadas por drone Mavic 2 Pro e aplicativo Litchi

O projeto chamado Landscapes of Change do fotografo Arvids Baranovs tem chamado atenção porque mostra o que um trabalho de alto nível pode fazer com belas imagens e edição, ao ponto de gerar dúvidas da veracidade das imagens, se elas são reais ou pura computação gráfica, mas sim, todas as imagens são reais! No vídeo, que demorou meses e muito trabalho, Arvids alcança a perfeição para quem curte fotografia, com imagens incríveis.

As imagens mostram cerca de 30 locais diferentes pela Letônia

 

As imagens foram gravadas em cerca de 30 regiões diferentes da Letônia como conta Arvids, que também diz que inicialmente buscava uma narrativa para montar a história do vídeo, mas com o passar do tempo no processo de edição viu que a narrativa era a própria natureza e as mudanças radicais que acontecem durante a troca de estação.

Arvids Baranovs já tem uma série de projetos fotográficos de alto nível, sendo o Landscapes of Change "apenas" mais um deles, e como os demais, com imagens incríveis e de altíssimo nível, bom gosto, mas que exigem muito trabalho para conclusão. Os artigos que mostram a história de cada projeto também seguem esse conceito, tudo muito bem elaborado e planejado, não são imagens soltas, alias, nada é. Como um de nossos editores de vídeo sempre nos lembra ao gravarmos uma review aqui no Mundo Conectado, "como vamos contar essa história?", e isso esse projeto e outros do Arvids fazem de forma primorosa.

Foram ao menos 4 takes para a estação capturada, em alguns cenários, nas quatros estações do ano

Em Landscape of Changes tudo foi feito em cima de captação de imagens com drone, no caso, um modelo DJI Mavic 2 Pro, mas não foi fácil chegar ao resultado final. O legal do artigo é justamente isso, ele destacou todo o processo que fez. Foram ao menos 4 takes gravados em cada local, sendo que em alguns, tem imagens em todas as 4 estações do ano.

"O projeto foi filmado usando um drone DJI Mavic 2 Pro e aplicativo Litchi. A ideia era simples: chegar em um local e na maioria das vezes acampar no mesmo, subir o drone e fazer um voo, registrando a localização via GPS do ponto inicial, além de anotar a altura, depois seguir entre o ponto inicial e o ponto final definido, sempre registrando tudo junto com a velocidade utilizada e o modo de gravação dovídeo (HQ ou FOV). Salva tudo para na próxima estação repetir o processo de forma idêntica, deixando por conta dos processos já definidos todos os voos, sem mudanças.  E essa era a parte simples."

Captar as imagens era "apenas a parte simples" de acordo com Arvids, porque depois era necessário analisar a quantidade enorme de imagens, como ele coloca, milhares de quilômetros analisado e muitos litros de café, e depois ver como encaixar tudo, porque na teoria é bem bonitinho o sistema de waypoints, mas na prática para juntar e criar o efeito de transição perfeita entre as imagens como ele coloca a brincadeira não é tão simples. O GPS registra longitude e latitude, mas não altitude, logo o problema está criado, sem contar que um Mavic 2 Pro, considerado um bom drone para consumidores quando se trata de precisão de GPS, tem uma margem de erro de 2 a 5 metros, e isso para um vídeo como esse pode fazer muito diferença.

Continua após a publicidade

Landscapes of Change - Como o vídeo foi gravado

Se você curte imagens, fotografia, natureza e vídeos como esse, recomendo conferir o artigo onde Arvids explica todo o processo para a gravação do vídeo, é rico em detalhes e muito informativo. Como já destacado, é um trabalho primoroso, e quando vemos esse tipo de dedicação, merece a valorização! Parabéns Arvids, poucas vezes vemos na internet trabalhos tão completos, que sabemos só ser possível com muita dedicação, pesquisa, testes e experiência.

Imagem mostra mesmo local em 9 épocas diferentes do ano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Fabio Feyh

Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Mundo Conectado escreve artigos e análises de gadgets relacionados a fotos e vídeo, como drones e action cams.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.