Erro de backup faz universidade japonesa perder 77 TB de dados em supercomputador
Créditos: Jarmoluk/Pexels

Erro de backup faz universidade japonesa perder 77 TB de dados em supercomputador

Aproximadamente 34 milhões de arquivos foram apagados

Durante os dias 14 e 16 de dezembro de 2021, o supercomputador da Universidade de Kyoto perdeu 77 TB de dados críticos. De acordo com as informações do The Stack, além de 14 grupos de pesquisa, aproximadamente 34 milhões de arquivos foram deletados para sempre da máquina. 

03/01/2022 às 15:03
Notícia

Governo dos Estados Unidos continuará trabalho na ISS até 2030

Governo Biden renovou participação da Nasa na Estação Espacial Internacional

A Instituição de ensino superior localizada em Kyoto, no Japão, foi criada em 1897 e é referência quando se trata em pesquisas no país, sendo reconhecida principalmente por análises no setor de química, ciências de materiais e imunoterapia.

Mau funcionamento apagaram os dados

A perda dos arquivos foi resultado de um mau funcionamento na atualização de um script da Hewlett Packard Enterprise (HPE), excluindo todos os dados de backup que estavam no supercomputador. Assim, pesquisadores que dedicaram dias de trabalho acabaram perdendo seus dados coletados em pesquisas.

Na atualização enviada pela HPE, o objetivo era melhorar a visibilidade e legibilidade, apagando arquivos de log antigos, porém, uma falha ocorreu e apagou todos os arquivos do backup. 

Através de uma carta publicada pela Universidade de Kyoto em 29 de dezembro de 2021, a Hewlett Packard assumiu a culpa do incidente dizendo: 

“Houve uma falta de consideração no procedimento de liberação desse script modificado. Não sabíamos dos efeitos colaterais desse comportamento e lançamos o script [atualizado], sobrescrevendo [um script bash] enquanto ainda estava em execução.”

“Isso resultou no recarregamento do script de shell modificado no meio da execução, resultando em variáveis ??indefinidas. Como resultado, os arquivos de log originais em / LARGE0 [armazenamento de disco de backup] foram excluídos em vez do processo original de exclusão de arquivos salvos no diretório de log”, finalizou a HPE.

No começo, a equipe da Universidade imaginava um desastre ainda maior, no qual projetava a perda de 100 TB de dados. Após arrumar a falha por completo, para evitar problemas como este ou ainda maiores no futuro, a Universidade planeja retomar o backup até o final desse mês e tomará medidas preventivas.

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: The Stack
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.