Chrome 97 chega hoje com controverso sistema de teclado

A nova API do navegador foi criticada pela Apple e pela Mozilla por supostas violações de privacidade

Chrome 97 chega hoje com controverso sistema de teclado
Créditos: Divulgação/Deepanker/Pexels

Após um ligeiro atraso provocado pelas festividades de Ano Novo, o Chrome 97 vai começar a ser distribuído oficialmente nesta terça-feira (4) para todos os usuários do navegador. No entanto, embora esteja chegando somente agora ao canal de distribuição estável do software, a atualização já provocou algumas controvérsias graças a seu novo sistema de API de teclados.

A nova API tem como objetivo permitir que aplicativos como o Excel, PowerPoint e o Word detectem quais teclas são apertadas quando os usuários usam layouts específicos no navegador (como o brasileiro ABNT ou o layout inglês internacional, por exemplo). Enquanto muitos desenvolvedores elogiaram a iniciativa, os times responsáveis pelo WebKit da Apple e pelo navegador Mozilla afirmam que ela traz riscos à privacidade dos usuários.

Ambas as empresas afirmam que a solução permite o uso da técnica conhecida como “fingerprinting”, que usa metadados para identificar pessoas mesmo quando os cookies estão bloqueados. Ao usar um sistema de teclado incomum em uma região, por exemplo, uma pessoa poderia ser mais facilmente identificada em uma busca contendo outros filtros de identificação.

Sistema de teclado não chegará a outros navegadores

Devido às críticas e preocupações com a segurança, tanto os responsáveis pelo navegador Safari quanto os desenvolvedores do Firefox afirmaram que não pretendem adotar a nova API. O Chrome 97 também deve dar início à normalização de como ocorre o preenchimento de novas linhas de um formulário, seguindo o exemplo dos navegadores da Apple e da Mozilla.

Outras novidades incluem a aceitação de números em funções matemáticas em CSS e incrementos aos protocolos de comunicação do software. A atualização adiciona o protocolo de framework WebTransport, que cria canais de comunicação bidirecionais com o objetivo de lidar com as limitações das tecnologias WebSockets e RTCDataChannel usadas anteriormente.

O Chrome 97 também muda a forma como cookies e dados salvos são gerenciados, permitindo acessá-los com maior transparência e comodidade — e evitando que o usuário apague informações importantes por engano. A atualização deve ser distribuída automaticamente nas próximas horas, e quem acompanha os canais Beta do Google poderá iniciar os testes do Chrome 98 a partir da próxima quinta-feira (6).
 

Fonte: Neowin, Chrome Platform Status

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.