Como ativar recursos de acessibilidade no Windows 11, Microsoft 365 e Microsoft Teams

Ferramentas ajudam pessoas com deficiência a utilizar softwares e aumentar a produtividade

Como ativar recursos de acessibilidade no Windows 11, Microsoft 365 e Microsoft Teams
Créditos: Holgers Fotografie/Pixabay

A nova versão do sistema operacional da Microsoft permite que os cada usuário personalize suas configurações para facilitar o acesso e aumentar a produtividade com os softwares disponíveis. Com o Windows 11, os as pessoas com deficiências também podem ativar recursos de acessibilidade que possibilita uma melhor comunicação e fácil entendimento dos programas. 

31/12/2021 às 17:00
Notícia

Como descobrir qual é a edição do seu Windows 10 ou 11

Tutorial simples ensina a como localizar e copiar informações do Windows

Dessa forma, pessoas com problemas intelectuais e neurológicos ou com ausência de visão, audição, mobilidade e fala podem ativar recursos destinadas a cada tipo de deficiência.

Ferramentas como Microsoft 365 e Microsoft Teams, por exemplo, apresentam esse tipo de acessibilidade para os usuários com deficiência, e hoje, o Mundo Conectado vai ensinar a como ativar os seguintes recursos: Digitação por Voz, o Narrador, a Lupa, a Leitura Avançada e as Legendas ao Vivo.

Digitação por Voz

A ferramenta Digitação por voz é destinada a pessoas que possuem limitações físicas envolvendo mobilidades, dificuldade ou ausência completa da visão. Como o próprio nome diz, o recurso permite que os usuários digitem textos através do computador pela própria voz, incluindo facilidades que pontuam automaticamente as frases.

Para habilitar o recurso, basta tocar nas teclas Windows + H. Assim ao estar conectado à Internet e claro com o microfone funcionando, clique em uma caixa de texto para ver a ferramenta em ação.

 

Narrador

Ainda para quem possui problemas de visão, um recurso bem interessante é o Narrador. Nele, o usuário tem a ajuda de uma voz que descreve os comandos que estão localizados no monitor. O usuário ainda pode definir a velocidade da fala, o volume e a densidade da voz que está ouvindo, de acordo com sua preferência.

Para ativar a ferramenta de Narrador, use o atalho Windows e Ctrl + Enter. E para ajustar as preferências, vá até Configurações  > Facilidade de Acesso > Narrador.

 

Continua após a publicidade

Lupa

Um recurso que facilita o acesso de quem possui um grau de dificuldade de visão no Windows 11, é o da Lupa. Ao invés de aumentar cada página individualmente em um navegador, o recurso permite que o usuário defina o padrão de tamanho de imagens e palavras que serão exibidos no computador.

Para habilitar este recurso, pressione as teclas Windows e o sinal de + (localizado próximo aos números do teclado) ao mesmo tempo.

 

Leitura Avançada

Falando especificamente sobre o Microsoft 365, o recurso de acessibilidade Leitura Avançada é essencial para quem utiliza os aplicativos como Word, Excel, Power Point e Outlook. A ferramenta facilita a leitura de textos e imagens em documentos, para que usuários de todas as idades entendam o que está escrito. Vale lembrar que a ferramenta também funciona no navegador Microsoft Edge para facilitar o entendimento do usuário durante as navegações.

Para acessar e ativar esse recurso, vá até o espaço de busca na parte de cima do programa ou então entre na aba de Revisão e procure pela ferramenta.

 

Legendas ao Vivo

Já no Microsoft Teams, a função de Legendas ao Vivo é um facilitador para quem possui dificuldade ou ausência de audição e funciona de maneira parecida com as legendas automáticas do YouTube. Dessa forma, ela permite que a pessoa acompanhe tudo o que está sendo dito na chamada através de legendas em tempo real. O usuário ainda consegue alterar o idioma do texto que aparece na tela.

Para habilitar a ferramenta, o usuário deve entrar em uma chamada e clicar em Mais ações e depois em Ativar legendas ao vivo.

 

Lembrando que alguns desses recursos não só estão disponíveis no Windows 11, como também estão na versão anterior (Windows 10) e em smartphones.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.