Linha de TVs Samsung QLED 2022 terá 144Hz em 4K e 8K

Com painéis mini LED, Smart TVs utilizam recursos de Inteligência Artificial (IA) para melhorar a imagem

Linha de TVs Samsung QLED 2022 terá 144Hz em 4K e 8K
Créditos: Divulgação/Samsung

05/12/2021 às 14:00
Artigo

Todos os 123 filmes que estreiam nos cinemas brasileiros em 2022

Confira a lista completa com as produções que chegam às telas dos cinemas no próximo ano

Em antecipação à chegada da CES 2022, neste fim de semana a Samsung revelou a sua nova linha de Smart TVs QLED. Apesar de focar bastante em melhorias de software, os modelos trazem algumas mudanças de hardware para proporcionar ainda mais qualidade de imagem. 

Como um dos principais destaques, as novas TVs Samsung Neo QLED têm telas mini LED 4K ou 8K que atingem taxas de atualização de até 144Hz - enquanto as gerações anteriores iam até 120 Hz. Com isso, a Samsung espera entregar uma imagem ainda mais fluida aos usuários. 

A notícia é especialmente boa para quem gosta de ligar o PC na televisão para jogar, uma vez que a porta HDMI é da versão 2.1 e traz suporte ao recurso AMD FreeSync Premium Pro, que sincroniza a taxa de atualização do display à da saída da placa de vídeo. 

Samsung Neo QLED 2022

Hardware e Software em sincronia

Outra mudança está no sistema de backlight (retroiluminação) da tela, que passa de uma escala de luminância de 12-bit para 14-bit. Segundo a Samsung, isso proporciona níveis de brilho mais precisos para os painéis mini LED das TVs da linha de 2022. 

Essa tecnologia será acompanhada pelo recurso 14-bit HDR Mapping e pelo aprimorador de profundidade de objetos, que aplica Inteligência Artificial (IA) para analisar a imagem e gerar uma melhor separação de camadas na imagem final. A IA também é utilizada para controlar as zonas de iluminação de forma precisa, evitando aquele famoso efeito de halo em torno de objetos claros sobre fundos escuros. 

Falando em software, a Samsung está dando bastante ênfase às melhorias no sistema operacional das TVs, o Tizen OS. Começando pela nova tela Home (chamada de Media Screen), os usuários terão todo o conteúdo dos apps de streaming em uma central de fácil navegação, com diversas sugestões de conteúdo personalizadas. 

Nova Home Screen da Samsung

Continua após a publicidade

Uma novidade inusitada da nova linha de Smart TVs é o Watch Together. Ele permite ligar uma webcam ou utilizar a câmera do celular para assistir conteúdos de streaming e transmitir reações ao vivo para amigos e familiares, ou ainda para criar uma sala de chat e comentar tudo em tempo real. 

A onda das NFTs também está chegando ao mainstream, já que as novas TVs Samsung Neo QLED terão suporte dedicado a transações digitais, contando inclusive com uma plataforma para que os usuários naveguem, comprem e exibam suas artes certificadas favoritas. Inclusive, as imagens podem ser exibidas no novo modo de repouso, altamente personalizável. 

NFTs nas TVs Samsuing

Jogos em destaque no Samsung Gaming Hub

Mas uma das maiores mudanças para a linha de Smart TVs Samsung Neo QLED 2022 está no Gaming Hub. Ele foi completamente redesenhado para entregar uma solução completa focada em jogos, seja para você monitorar o desempenho a partir de consoles ou PC, ou ainda para jogar na nuvem com o serviço por assinatura da Samsung. 

Há suporte completo para plataformas cloud gaming como Google Stadia e NVIDIA Geforce Now. A Barra de Jogos da TV exibe informações como taxa de atualização, VRR, modo zoom para expandir certas áreas da imagem e até mesmo a ferramenta de PiP com vídeos do YouTube, excelente para quem quer seguir um tutorial mais complexo. 

Samsung Micro LED

Prepare o bolso para a tecnologia MicroLED

Durante a CES 2022, a Samsung também pretende mostrar a sua nova linha de telas MicroLED. Essa tecnologia é bem diferente das miniLED, trazendo características como alta modularidade e capacidade de emissão de luz individual por pixels - algo que se assemelha bastante a uma das vantagens da tecnologia OLED. 

As vantagens estão no maior nível de brilho e na ausência do maior problema da tecnologia OLED: o risco do burn-in. Outro destaque é a possibilidade de telas com até 178 polegadas, utilizando painéis modulares montados sob encomenda. 

Apesar da altíssima qualidade de imagem e das diferentes configurações de tamanho possíveis, a tecnologia MicroLED deve continuar com custos bem proibitivos para os consumidores finais, sendo mais focada no segmento comercial e de luxo. 

Mais detalhes sobre a nova linha de TVs Neo QLED, incluindo modelos, especificações e preços, devem ser anunciados no dia 04 de janeiro, durante a conferência online da Samsung. O Mundo Conectado está em Las Vegas para trazer a cobertura completa da CES 2022 para vocês. Fiquem ligados!

Continua após a publicidade

Fonte: Samsung

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.