O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai fazer algumas alterações na Carteira Nacional de Habilitação, ou popularmente conhecida como CNH. Novo documento será emitido a partir do dia 1 de junho do ano que vem.
Carteira de Trabalho Digital: Como consultar suas informações...
Pelo aplicativo do Governo do Brasil, você tem acesso a informações de contratos e benefícios
Segundo o próprio Contran, o condutor não precisa andar com a carteira impressa, pois de acordo com a Lei 14071/20, a versão digital disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS) é válida e pode ser apresentada como comprovação.
O que muda?
A Resolução Nº 886/2021 aplicará algumas mudanças no design da nova carteira como a exibição de desenhos dos veículos em uma tabela, nos quais mostraram em quais o motorista está habilitado para dirigir.
Com as cores verde e amarela sendo os destaques da nova carteira, os condutores que tiverem permissão para dirigir terão a identificação com a letra P, já os que possuem habilitação definitiva serão identificados com a letra D no documento.
Além disso, constará na carteira códigos específicos para caso o condutor exerça alguma atividade remunerada ou possua restrições médicas, para casos de acidentes, onde os motoristas precisam ser hospitalizados.
Período de validade não sofre alterações
Uma coisa que não muda é a validade de acordo com as condições de cada motorista. Assim, os condutores de até 50 anos de idade, precisam fazer a renovação a cada dez anos. Após os 50, os motoristas precisam renovar de cinco em cinco anos, até completar 69 anos. A partir dos 70 anos, a validade da CNH terá que ser renovada a cada três anos.
Além disso, o QR Code que exibe informações e dados do condutor também será mantido na nova CNH.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.