Nova geração de TVs OLED EX da LG traz melhorias de brilho de até 30%

Tecnologia usa compostos de deutério para gerar mais luz e rivalizar com alternativas como o mini LED

Nova geração de TVs OLED EX da LG traz melhorias de brilho de até 30%
Créditos: Divulgação/LG Display

27/12/2021 às 13:44
Notícia

LG Display mostrará telas OLED transparentes na CES 2022

Tecnologia pode ser utilizada para criar um efeito impressionante tanto em espaços residenciais quant...

Nesta quarta-feira (29) a LG Display anunciou a sua nova geração de telas OLED para Smart TVs e dispositivos eletrônicos. A tecnologia é chamada OLED EX e promete avanços significativos na qualidade de imagem, começando por um aumento de até 30% nos níveis de brilho.

A sigla EX vem da combinação dos termos Evolution e eXperience. Essa nova tecnologia utiliza compostos de deutério que permitem aos diodos do OLED emitir uma quantidade maior de luz. 

Segundo a LG Display, quando estabilizados, esses compostos permitem a emissão de mais luz ao mesmo tempo em que mantêm a alta eficiência de operação, por longos períodos de tempo. 

OLED EX

A resposta ao mini LED

Atualmente as telas OLED são bastante famosas pelas suas taxas de contraste inigualáveis. Isso ocorre porque cada pixel emite luz própria, sem depender de uma estrutura de retroiluminação, algo bastante utilizado em tecnologias como o LED convencional e também no mais recente mini LED. 

Por isso, em uma cena mais escura, com partes pretas, os pixels podem simplesmente se desligar, resultando em uma imagem bem mais convincente quando comparada a outras tecnologias - que geralmente produzem um tom mais acinzentado. 

Em contrapartida, o OLED peca por não conseguir produzir grandes níveis de brilho, algo que pode ser um problema principalmente em ambientes muito iluminados. A título de comparação, os níveis de brilho de um painel OLED giram em torno de 500 a 600 nits, enquanto um painel mini LED opera bem acima dos 1.000 nits.

Esse aumento de 30% no brilho das telas OLED EX pode ser a resposta para mitigar a maior fraqueza da tecnologia, atualmente.

Continua após a publicidade

OLED EX da LG

Ainda mais qualidade de imagem

Além da questão do brilho, a LG Display também enfatizou que o OLED EX traz outras vantagens em relação aos painéis de gerações anteriores. Um exemplo disso é o uso de algoritmos avançados (chamados EX Technology) que conseguem prever a utilização dos mais de 33 milhões de pixels em TVs com resolução 8K. 

Como resultado, esse sistema consegue controlar de forma precisa a quantidade de energia enviada para cada ponto da tela, culminando em uma imagem mais fiel em termos de detalhes e de reprodução de cores. 

Outra melhoria está na redução das bordas das telas (que já eram extremamente finas). De acordo com a marca, em uma Smart TV de 65 polegadas será possível diminuir os bezels de 6mm de espessura para apenas 4mm - uma diminuição de até 30%. 

Lançamento na CES 2022?

A LG planeja trazer a linha de painéis EX para toda a sua produção de OLEDs a partir do segundo trimestre de 2022, o que significa que ainda pode levar algum tempo até que as primeiras TVs equipadas com a tecnologia cheguem ao mercado. 

Mais detalhes sobre o OLED EX (e também sobre a linha de displays transparentes) devem ser divulgados na próxima semana, que é quando a LG apresentará a sua conferência na CES 2022, a maior feira mundial de tecnologia e eletrônicos. O Mundo Conectado estará presencialmente em Las Vegas para mostrar todas as novidades em primeira mão para vocês!

Veja mais detalhes sobre o que a LG está preparando para a CES 2022 na matéria a seguir:

Via: Engadget Fonte: LG Display

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.