Primeiro SMS do mundo vira NFT e é vendido por mais de R$ 800 mil
Créditos: Reprodução/AGUTTES

Primeiro SMS do mundo vira NFT e é vendido por mais de R$ 800 mil

A mensagem recebida em 1992 desejava um Feliz Natal e foi comercializada pela Vodafone. Lucros serão doados

17/12/2021 às 15:20
Notícia

Um em cada três brasileiros deseja possuir seu próprio NFT

Pesquisa foi divulgada por empresa de transação de criptomoedas

Se você acompanha o Mundo Conectado, já deve ter ouvido falar sobre os NFTs. A sigla foi eleita pelo dicionário Collins como a palavra do ano de 2021 e vem impulsionando uma verdadeira onda de transações na internet - muitas delas sendo inclusive milionárias. 

O termo NFT significa Tokens Não Fungíveis (Non-fungible Tokens) e é utilizado para classificar qualquer ativo que passou por um processo de certificação digital via Blockchain, tornando possível atestar a sua legitimidade. 

A tecnologia de NFTs já foi utilizada para certificar inúmeras obras de arte, além de músicas, arquivos colecionáveis e até mesmo itens de jogos. Jack Dorsey, fundador e ex-CEO do Twitter, por exemplo, vendeu o primeiro tweet da plataforma como um NFT, pela singela quantia de 2,9 milhões de dólares. 

Outras transações foram muito além: a obra digital “The First 5000 Days” do artista Beeple, arrecadou nada menos do que 69 milhões de dólares. 

Protocolo utilizado para o envio do primeiro SMS pela Vodafone

Transformando o SMS em NFT

Na semana passada, foi a vez da operadora telefônica Vodafone mergulhar neste universo. Ela transformou a primeira mensagem de texto SMS em um NFT e o vendeu em um leilão realizado na Casa de Leilões de Paris, por um valor correspondente a 132.680 Euros (cerca de 850 mil reais, em uma conversão direta). 

A transação não foi paga em euros ou dólares, mas sim em Ether. Segundo a empresa, todos os lucros serão doados para a Agência de Refugiados das Nações Unidas. Confira o vídeo de apresentação do leilão, divulgado pela AGUTTES:

Continua após a publicidade

"Merry Christmas"

O primeiro SMS do mundo foi recebido às 15 horas de 21 de dezembro do ano de 1992, pelo então diretor da Vodafone, Richard Jarvis. O responsável pelo envio foi o programador Neil Papworth. 

Comemorando o envio no mês de dezembro, Neil se limitou a dizer “Merry Christmas” (Feliz Natal). Foram 15 caracteres que mudaram para sempre o mundo da comunicação, abrindo as portas para diversas outras formas de comunicação sem fio por texto. 

O ganhador do leilão receberá um certificado de autenticidade da operação, além de uma cópia do protocolo de comunicação utilizado pelas mensagens SMS e também uma moldura digital que exibe a animação de um telefone recebendo a mensagem de texto. 

Pelo visto, a onda de transações em NFT não vai parar tão cedo. Recentemente a primeira edição de texto da Wikipedia foi vendida por 750 mil dólares, enquanto diversas empresas (incluindo Nike) vêm apostando na criação de itens para seus espaços de Metaverso. Você pode ler mais sobre o funcionamento dessa tecnologia no artigo abaixo: 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: CNN Fonte: AGUTTES
User img

Igor Pankiewicz

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.