Califórnia processa Walmart por descarte irregular de lixo eletrônico
Créditos: John Cameron/Unsplash

Califórnia processa Walmart por descarte irregular de lixo eletrônico

Rede de supermercados também é acusada de descartar material tóxico ilegalmente

estado da Califórnia está processando a rede de supermercados Walmart por descarte irregular de lixo eletrônico e outros materiais tóxicos. O procurador-geral do estado americano, junto com mais 12 promotores e o Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia (DTSC na sigla em inglês), abriu o processo contra a empresa na última semana, dia 20 de dezembro, acusando o Walmart de violar leis ambientais e regulamentos sobre o descarte apropriado de produtos perigosos.

15/10/2021 às 17:50
Notícia

Samsung possui pontos de coleta para o descarte de eletrônicos

Urnas ficam localizadas nas lojas e assistências técnicas autorizadas

A acusação do estado da Califórnia alega que há seis anos a rede de supermercados está descartando lixo eletrônico e materiais tóxicos (como pilhas alcalinas, tintas, produtos de limpeza e pesticidas) em aterros sanitários que não são preparados ou autorizados a receber esses tipos de resíduos. O Departamento de Justiça do estado americano alega que o Walmart despejou mais de 72 mil toneladas de lixo tóxico (equivalente mais de um milhão de itens) por ano na Califórnia. Levando em conta que são seis anos de irregularidades, ao todo foram 432 mil toneladas de lixo descartado irregularmente pela rede de supermercados.

Rob Bonta, procurador-geral da Califórnia disse que as próprias auditorias do Walmart corroboram a irregularidade da empresa de despejar os milhões de itens em aterros sanitários impróprios. "Desses aterros, os produtos podem vazar (material) na água potável do estado como poluentes ou no ar como gases perigosos", complementou Bonta no comunicado do Departamento de Justiça da Califórnia a imprensa.

De acordo com o mesmo comunicado, o DTSC vem há duas décadas agindo contra as irregularidades do Walmart, que já possui "reincidência" nas violações das leis ambientais do estado da Califórnia. A promotora do Condado de Monterey, Jeannine Pacioni, reforça que além dos riscos aos aterros e as águas subterrâneas, o lixos tóxicos podem prejudicar trabalhadores do segmento.

20/09/2021 às 15:29
Notícia

Transação de Bitcoin gera tanto lixo eletrônico quanto jogar ...

A alta rotatividade de hardware incentivado pela mineração aumenta a produção de lixo eletrônico

Continua após a publicidade

O descarte de lixos eletrônicos, como pilhas, baterias, celulares e outros dispositivos, precisa ser feito de maneira adequada para evitar a contaminação do meio ambiente. O lítio, presente na bateria dos celulares, pode causar problemas cardíacos em caso de intoxicação pelo elemento. Ao descartar seu lixo eletrônico em alguma empresa ou ponto de coleta público, busque saber se o estabelecimento realiza o tratamento correto do material.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Verge Fonte: Departamento de Justiça da Califórnia
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.