Empresa japonesa diz ter sucesso em teste de drone para eliminar ninhos de vespas perigosas
Créditos: Reprodução/Mainichi/Shohei Miyamoto

Empresa japonesa diz ter sucesso em teste de drone para eliminar ninhos de vespas perigosas

Drone conta com uma espécie de aspirador para se livrar dos insetos de forma segura

Mexer em ninhos de vespas não é uma boa ideia quando você não tem um material adequado. Isso porque, esse trabalho de remoção é muito perigoso, onde as pessoas podem até morrer dependendo da quantidade de picadas. No Japão por exemplo, cerca de 10 a 20 pessoas morrem por ano devido às picadas venenosas dos insetos. 

24/12/2021 às 17:06
Notícia

Vídeo mostra drone Russo atingindo alvo no ar em testes na Cr...

Orion disparou míssil antitanque e abateu outro drone, durante testes

Pensando na segurança de quem faz esse tipo de trabalho, uma empresa de limpeza japonesa decidiu criar uma maneira de manter as pessoas em segurança enquanto remove os ninhos. A Duskin Co. adaptou em um drone sua tecnologia de um dispositivo a vácuo.

Equipamento aspira as vespas e destrói o ninho

Para o jornal The Mainichi, a empresa disponibilizou um vídeo mostrando como funciona o dispositivo em novembro. Veja aqui.

A operação gravada foi feita na província de Hygo, cerca de 100 km a oeste de Kyoto e mostra o piloto devidamente protegido controlando o UAV que destrói o ninho de cerca de 35 centímetros  através de um dispositivo que mais se parece com um trompete.

Apesar da proteção, o piloto está bem próximo das vespas e ainda tinha risco de ser picado pelos insetos, que estavam agitados e enfurecidos com a remoção de sua casa. Após cerca de duas horas de trabalho, além do ninho, foram removidas mais de 100 vespas, incluindo a rainha.

Yusuke Saito, gerente de desenvolvimento de drones da Duskin, revelou: “Quando as vespas reconhecem um inimigo, elas liberam um feromônio de alarme e atacam em grupos. Assim, ao anexar feromônios ao drone, eles se acumulam na máquina e podem ser exterminados com eficiência.” 

O equipamento foi projetado inicialmente para combater baratas e outros insetos, substituindo assim o extermínio manual, nos quais são utilizados produtos químicos prejudiciais à saúde e que impactam o meio ambiente. Além disso, o principal motivo da criação é manter os trabalhadores seguros das picadas e evitar quedas quando os mesmos forem tirar esses ninhos localizados em lugares mais altos.

A empresa ainda quer expandir o uso de drones para exterminar vespas em todo o país: "O número de espécies estrangeiras de vespas, que nidificam em lugares mais altos, está se espalhando no Japão. O uso de drones se tornará mais importante no futuro", disse Saito.

Continua após a publicidade

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Drone DJ Fonte: The Mainichi
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.