3 dicas para resolver problemas de desempenho no Android
Créditos: Mammela/Pixabay

3 dicas para resolver problemas de desempenho no Android

Problema pode estar ligado à aplicativos suspeitos

Um dos grandes motivos de reclamação dos usuários de smartphones são os problemas de desempenho dos dispositivos. E isso é comum em aparelhos com sistemas operacionais Android ou iOS. No caso do Android 11, o mais recente e disponível em muitos celulares. Mas, esse problema pode ser resolvido com alguns ajustes. 

25/12/2021 às 18:18
Notícia

Veja a primeira build do Android 13: novas opções para tela d...

O site XDA Developers teve acesso exclusivo ao novo sistema operacional Android, que deve ser apresen...

Hoje, o Mundo Conectado vai te ajudar a como tentar resolver os problemas de desempenho no seu smartphone com o Android.

Evitando reinicializações aleatórias

As reinicializações aleatórias acontecem na maioria dos aparelhos Android. Isso pode acontecer durante um download de algum arquivo ou no meio de uma conversa importante. Um dos principais motivos dessa reinicialização sem a autorização do usuário são os próprios aplicativos instalados no celular, que podem ter permissões negadas pelo sistema operacional.

Assim, para resolver o problema, procure desinstalar apps que você não utiliza mais ou aqueles que parecem suspeitos. Caso não resolva, reinicie ou desligue o seu celular através do modo seguro, e veja se o problema de reinicialização aleatória continua. Confira como fazer isso abaixo:

  • Aperte e segure o botão de liga/desliga do seu celular.
  • Quando as opções aparecerem, toque e segure na opção de reiniciar.
  • Você vai ver que a opção de Reiniciar no modo de segurança irá aparecer. Toque em Ok.

Evitando reinicializações aleatórias (Captura de Tela)

Apagando memória e dados de aplicativos

Outro problema que pode ser encontrado são as falhas de execução dos apps causados pelo armazenamento e cache de aplicativos. Alguns usuários do Android 11 por exemplo, alegam problemas quando executam dois ou mais aplicativos de música ao mesmo tempo. 

Pensando nisso, também é válido tentar limpar o cache e o armazenamento de alguns apps.

  • Para fazer isso, entre nas Configurações do seu celular. Você pode encontrar essa ferramenta através de um ícone de engrenagem.
  • Procure por Apps e notificações.
  • Toque no aplicativo que você suspeita que está causando problemas de desempenho.

Apagando memória e dados de aplicativos 1 (Captura de Tela)

Continua após a publicidade
  • Já na página do app, selecione a opção Armazenamento.
  • Toque em Limpar armazenamento.
  • E também toque em Limpar cache.

Apagando memória e dados de aplicativos 2 (Captura de Tela)

Reiniciando o aparelho 

Ao abrir vários aplicativos, as falhas e os problemas de desempenho também podem ocorrer. Para isso, a solução mais simples, mas que pode funcionar à curto prazo é reiniciar o aparelho quando estiver travando ou apresentando uma certa lentidão nos comandos.

Antes de reiniciar o smartphone, feche todos os apps em execução e tente bloquear e desbloquear a tela do dispositivo. Caso o problema persista, reinicie o celular.

E você? Já teve problemas de desempenho no seu aparelho? Conta pra gente nos comentários!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 e atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus grandes sonhos é se tornar dublador.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.