Pesquisadores desenvolvem método de impressão 3D de metal em nanoescala
Créditos: Opt Lasers no Unsplash

Pesquisadores desenvolvem método de impressão 3D de metal em nanoescala

Tecnologia é capaz de imprimir um objeto com apenas 25 nanômetros

A impressão 3D está prometendo revolucionar a indústria de diversos tipos de tecnologias, sendo capaz de criar coisas gigantes, como casas, mas o principal problema dessa novidade é o inverso: conseguir imprimir itens bastante pequenos. Mas agora um grupo de pesquisadores encontrou uma maneira para realizar a impressão 3D de objetos em nanoescala.

26/12/2021 às 14:20
Notícia

Fotos vazadas mostram o visual do Galaxy S22 Ultra

Modelo não terá moldura para as câmeras traseiras e foi vazado nas cores branco e preto

Essa nova técnica foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oldenburg, em conjunto com pesquisadores das universidades de ETH Zurich e Nanyang Technological University, e pode imprimir objetos de metal em uma escala minúscula. O resultado do trabalho desses pesquisadores, que foi publicado no estudo 'Bringing Electrochemical Three-Dimensional Printing to the Nanoscale', é um método eletroquímico que é capaz de ser usado para criar objetos de cobre com até 25 nanômetros, que é quase 3.000 vezes mais fino que um fio de cabelo humano.

A técnica proposta por eles é bastante semelhante a galvanoplastia, que é realizada com o depósito de íons metálicos carregados positivamente em um eletrodo carregado negativamente. Através disso eles conseguiram gerar uma camada de metal sólida bastante fina. Essa solução “combina os dois mundos - impressão em metal e precisão em nanoescala", afirma o Dr. Dmitry Momotenko, químico da Universidade de Oldenburg, ao portal Phys.org.


Créditos: Bringing Electrochemical Three-Dimensional Printing to the Nanoscale

O funcionamento da solução dos pesquisadores utiliza íons de cobre carregados positivamente através de uma pipeta que é transferido por um bico de impressão bastante fino, com o tamanho de apenas 1,6 nanômetros, capaz de permitir que apenas dois íons de cobres passassem simultaneamente e tivessem contato com um substrato negativo.

Para realizar a impressão do que deseja a equipe pode realizar o controle preciso da sua máquina, podendo alterar coisas como o tamanho do pico de impressão e a corrente elétrica entre os eletrodos.

25/12/2021 às 20:41
Notícia

Conceito: picape futurista com painéis solares parece ter saí...

Apelidado de Thundertruck, veículo deverá ser vendido por US$ 70 mil

Continua após a publicidade

Graças a essa tecnologia desenvolvida pelos pesquisadores, eles conseguiram atingir uma impressão precisa com um tamanho de apenas 25 nanômetros, que é equivalente a apenas 195 átomos de cobre em uma fileira. Como apontado pelo TweakTown, essa técnica de impressão surpreende pelo quão pequeno ela é capaz de imprimir, com alguns “concorrentes” podendo criar objetos com um tamanho mínimo de 100 micrômetros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Nano Letters, Phys.org, TweakTown
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.