Elon Musk, o bilionário responsável pelo comando da Tesla e SpaceX, deu uma entrevista polêmica ao site The Babylon Bee a respeito do Metaverso, um dos principais projetos atuais de Mark Zuckerberg. De acordo com ele, um chip cerebral implantado cirurgicamente seria uma ideia mais imersiva do que o ambiente virtual que Zuckerberg vem projetando.
Musk estava fazendo referência ao serviço de sua própria empresa, a Neuralink, que desenvolve interfaces cérebro-computador implantáveis em seres humanos. No começo de dezembro, ele tweetou a respeito do assunto e deu a entender que a empresa pode já ser capaz de aplicar seus chips cerebrais já no ano que vem.
Divulgação/Neuralink
O CEO da Tesla ainda comparou a ideia do Metaverso a introduzir uma TV no nariz e duvidou de como isso poderia imergir as pessoas no ambiente virtual.
Claro que você pode colocar uma TV no nariz. Mas não tenho certeza se isso te coloca ‘no Metaverso’. Acho que estamos longe de desaparecer no metaverso.
Musk explicou que, para essa função, a Neuralink parecia oferecer uma solução melhor com seus chips cerebrais. “A longo prazo, um Neuralink sofisticado poderia te colocar totalmente, totalmente em uma realidade virtual”, disse ele.
O bilionário também fez comentários a respeito da Web3 ou Web 3.0, que consiste na ideia de descentralizar a internet e torná-la mais democrática baseando-se em blockchains. Para ele, a ideia se trata de “mais marketing do que realidade”:
Eu não entendo. Mas eu não entendo ainda, vamos colocar dessa maneira.
Neuralink: como e por que Elon Musk quer chips no cérebro de ...
Empresa quer começar testes quanto antes para curar doenças neurológicas graves e das mais variadas
De toda forma, Musk reconheceu ser perigoso não abrir a mente para a ideia do Metaverso e da Web3.
“Eu sou como uma daquelas pessoas que estava descartando a internet [em] 95 como uma moda passageira ou algo que nunca vai chegar a nada?”, disse o empresário, fazendo referência a um vídeo de David Letterman zombando da internet no ano de 1995.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Futurism