Revolucionário: NASA lança telescópio James Webb no espaço

Lançamento inicialmente estava marcado para acontecer em 2007

Revolucionário: NASA lança telescópio James Webb no espaço
Créditos: Divulgação NASA

A NASA finalmente lançou o gigantesco telescópio James Webb (JSWT) que "substituirá" o Hubble e que promete ser uma verdadeira revolução para a exploração espacial. O novo telescópio vem sendo desenvolvido por 14 anos e finalmente foi lançado do espaçoporto europeu na Guiana Francesa, através do foguete Arianespace Ariane 5.

24/12/2021 às 17:18
Notícia

Veja especificações e preços do Xiaomi 12, novo topo de linha...

O grande evento de lançamento está marcado para o dia 28 de dezembro

Agora no espaço, o JSWT irá demorar cerca de um mês para chegar no local onde ele irá ficar”, que será próximo ao segundo ponto de Lagrange do sistema Terra-Sol, com a espaçonave orbitando o sol. Através dele os pesquisadores poderá observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense e era previsto para ter sido lançado inicialmente em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Web, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.


Créditos: Divulgação NASA

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro para o lançamento.

Mas, como apontado pelo Engadget, alguns problemas, como o clima e inspeções de última hora, acabaram adiando um pouco mais o lançamento da espaçonave. Felizmente o JSWT foi lançado hoje e, nos próximos meses e anos, iremos aprender e explorar ainda mais o universo graças a esse novo telescópio.

Saiba um pouco mais sobre os avanços e tecnologias do telescópio James Webb através desse vídeo:

Continua após a publicidade

Fonte: NASA, Engadget

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.