Certificado de vacinação: ConecteSUS volta a funcionar depois de 13 dias
Créditos: SUS/Reprodução

Certificado de vacinação: ConecteSUS volta a funcionar depois de 13 dias

Plataformas do Ministério da Saúde foram atingidas no dia 10 de dezembro

A plataforma do Ministério da Saúde que emite o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19, ConecteSUS, voltou a funcionar durante a noite desta última quinta-feira (23). Após ataque hacker, a plataforma ficou 13 dias fora do ar e, até o momento, todos os sistemas parecem ter retornado ao seu funcionamento.

Tanto a versão web quanto o aplicativo para smartphones ficaram comprometidos após o ataque que aconteceu no dia 10 de dezembro. Na época, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga havia informado que a plataforma ConecteSUS retornaria antes do Natal, mais especificamente até o dia 22.  Alguns dos sistemas começaram a voltar, como é o caso do e-SUS, que registra informações sobre casos e óbitos em decorrência da COVID-19, porém somente nesta véspera de natal que podemos relatar que a plataforma retornou ao seu funcionamento usual.

É importante ressaltar que após tanto tempo fora do ar, existe uma possibilidade do sistema permanecer lento para processar as informações solicitadas na página. Portanto, tenha um pouco de paciência caso encontre lentidão na plataforma.

Ataques hacker em época de natal

As plataformas do Ministério da Saúde foram atingidas na sexta-feira, 10 de dezembro. Nos dias 11 e 12 de dezembro, novas tentativas de invasão foram registradas e o Ministério da Defesa precisou ser acionado. 

Além disso, os criminosos também aproveitaram o momento de insegurança para aplicar golpes, ao se passarem pelo Ministério da Saúde entrando em contato através do e-mail dos usuários, enviando um link malicioso, disfarçado de certificado de vacinação.

No dia 23, na última quinta-feira, um possível ataque hacker deixou o site dos Correios fora do ar, o que causou grande desconforto para os usuários que estavam esperando por alguma encomenda nesta época de festividades. Ambos os casos aconteceram em um mês onde muitas pessoas se preparam para viajar e realizam um grande volume de compras.

Com os sites do ConecteSUS e Correios passando por instabilidade, o cidadão brasileiro acaba encontrando dificuldades para planejar com segurança o seu final de ano. Pelo menos, ambos os problemas parecem ser solucionados, agora resta torcer para que novos ataques não aconteçam novamente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ConecteSUS
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.