5G na frequência 2.3 GHz: sinal da Claro começa a operar em São Paulo e Brasília

Frequência na faixa de 2,3GHz foi disponibilizada nas duas capitais

5G na frequência 2.3 GHz: sinal da Claro começa a operar em São Paulo e Brasília
Créditos: Minha Operadora/Reprodução

A operador Claro anunciou que já está disponibilizando a internet 5G em duas capitais do Brasil. São Paulo e Brasília são os primeiros locais a receberem a conexão de internet na faixa de 2,3GHZ. A novidade chegou primeiro às regiões do Itaim e Vila Nova Conceição, na capital paulista.

17/12/2021 às 17:15
Notícia

Ministério das Comunicações quer postes de iluminação distrib...

Projeto prevê a aceleração do calendário de implementação do 5G

A primeira antena foi instalada na região da Asa Norte, em Brasilía. Essa foi a primeira antena 5G instalada pela Claro, na capital federal. De acordo com a operadora, outras regiões de São Paulo, como a Marginal Pinhieros, e pontos estratégicos de Brasília, como a Asa Sul e o Setor Comercial serão os próximos a receber a frequência. 

De acordo com a claro, a faixa de  frequência 2,3GHZ possui altas capacidades para transmissão de dados, o que é imprescindível para a realidade das capitais brasileiras. "É um espectro corinha, que pode ser utilizado tanto para o 5G quanto para o 4,5G. Tem alta capacidade de transmissão e se adapta muito bem à realidade das capitais", comentou Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro para Consumo e PME. 

É importante ressaltar que de acordo com as previsões do Ministério das Comunicações, a rede 5G chegará à todas as capitais brasileiras durante o ano de 2022. Além disso, o Ministério das Comunicações estuda distribuir o 5G através dos postes de iluminação pública, o que consequentemente irá acelerar de forma expressiva a implementação do 5G por todas as regiões do Brasil.

Outra empresa que também participou do leilão do 5G e adquiriu as principais faixas da tecnologia, junto a Claro, foi a TIM. A operadora já confirmou que pretende oferecer planos com preços diferentes para o 5G nos territórios em que apresentar cobertura.

Segundo a TIM, os diferentes planos para o 5G DSS e o 5G Standalone são necessários para melhor se enquadrarem nas diferentes necessidades dos brasileiros. Para compreender um pouco melhor como funciona os diferentes tipos de 5G e as frequências em que operam, você pode conferir esta matéria produzida aqui no Mundo Conectado, com todas as informações mais importantes.

Agora que já foi dada a largada para a corrida do 5G, durante os primeiros meses de 2022, muito provavelmente veremos as principais capitais do Brasil recebendo a tecnologia através das operadoras de telefonia.

Fonte: Minha Operadora

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.