Possível ataque hacker deixa site dos Correios fora do ar
Créditos: Correios/Reprodução

Possível ataque hacker deixa site dos Correios fora do ar

Site permanece fora do ar e órgão ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido

Quem está ansioso, aguardando algum presente para essa véspera de natal, precisa se preparar para imprevistos. Pois, nesta quinta-feira (23) o site e sistema dos Correios está fora do ar, o que pode dificultar as entregas de encomendas. Relatos de instabilidade começaram durante a madrugada e a suspeita principal é de um possível ataque hacker aos Correios. Através do twitter o órgão informou que trabalha para normalizar o serviço e que não há indícios de vazamento de dados.

Apesar de afirmar através da rede social que quase tudo está normalizado, o Site dos Correios permanece fora do ar até o momento da publicação desta notícia. Segundo o site Downdetector, nas últimas 24 horas diversos registros de instabilidade foram reportados ao site. Até o início desta tarde, às 13h, horário de Brasília, o gráfico ainda aponta para altos índices de instabilidade, mesmo que o pico tenha ocorrido no período da manhã.

Este é o segundo problema que os Correios enfrentam recentemente. Em setembro uma falha no sistema dos Correios expôs dados de brasileiros que fizeram importações. O caso não teve relação alguma com hackers, mas precisou ser solucionado rapidamente pelo órgão para não revelar CPF, nome completo e endereço do usuário.

Possível ataque Hacker aos Correios

Os Correios ainda não se pronunciou oficialmente sobre o motivo que levou a queda dos serviços. Apesar de assegurar os usuários através do Twitter de que não houve comprometimento de dados, a principal suspeita permanece sendo de um ataque hacker

É importante torcer para que os problemas enfrentados pelo órgão não envolvam o sequestro de dados, pois a instabilidade do problema pode se prolongar por tempo indeterminado em uma época onde muitas pessoas dependem das entregas. No mês de agosto a Renner sofreu um ataque hacker por Ransonware, sequestrando os dados do banco de dados da empresa. Os pedidos de resgate costumam ser em criptomoedas para impossibilitar o rastreio da transação, podendo atingir valores absurdos.

De acordo com dados da Sonic Wall, tais crimes estão se tornanddo cada vez mais comunso n Brasil, com um aumento de 62% em 2020 de crimes com ransomware, quando comparado a 2019. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Down Detector
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

NFTs: o que você precisa saber sobre a tecnologia que movimenta milhões de dólares ao redor do mundo

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.