De acordo com as novas informações vindas da Reuters, chefes executivos da Boeing e da Airbus Americas solicitaram à administração do governo Biden o adiamento da implantação dos serviços 5G nos Estados Unidos. O motivo seria o prejuízo que seria causado à segurança da aviação no país.
A indústria e a Federal Aviation Administration (FAA), maior agência de transporte do governo dos EUA e que regula todos os aspectos da aviação civil no país, levantaram questões sobre a potencial interferência do 5G com componentes eletrônicos sensíveis de aeronaves, como altímetros de rádio. Segundo a carta conjunta endereçada ao Secretário de Transportes dos EUA, Pete Buttigieg, "a interferência 5G pode afetar adversamente a capacidade da aeronave de operar com segurança", causando "um enorme impacto negativo na indústria de aviação".
A carta ainda menciona uma análise do grupo comercial Airlines for America (A4A) de que se a diretiva 5G da FAA estivesse em vigor em 2019, cerca de 345.000 voos de passageiros e 5.400 voos de carga teriam enfrentado atrasos, desvios ou cancelamentos.
Além disso, este não seria o primeiro adiamento na implantação da 5G nos Estados Unidos. Em novembro, a AT&T e a Verizon atrasaram o lançamento comercial do serviço sem fio de banda C em um mês até 5 de janeiro e adotaram medidas de precaução para limitar a interferência.
Enquanto a indústria de aviação afirma que esse período foi insuficiente, O grupo da indústria sem fio CTIA disse que o 5G é seguro e acusou a indústria da aviação de fomentar o medo e distorcer os fatos. A Air Line Pilots Association diz que o que os reguladores de aviação e comunicação estão vivendo seria um impasse - e este seria um grande problema inclusive para a economia norte-americana.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Reuters