SoC Samsung Exynos 2200 chega no início de 2022 com foco em games
Créditos: Divulgação/Samsung

SoC Samsung Exynos 2200 chega no início de 2022 com foco em games

Teaser na campanha de fim de ano mostra que o lançamento se aproxima. Chip deve brigar com o Snapdragon 8 Gen 1

16/09/2021 às 09:25
Notícia

GPU RDNA 2 da AMD opera a 1250MHz no novo chipset Samsung Exy...

Vazamento também aponta que SoC terá 6 computing units e 284 unidades de processamento

Enquanto cada vez mais fabricantes de smartphones vêm anunciando modelos com o novo chip da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1, a Samsung está trabalhando no seu próprio SoC topo de linha, conhecido como Exynos 2200. 

O Exynos 2200 é resultado de uma parceria com a AMD, que ficou responsável pelo desenvolvimento da nova unidade de processamento gráfico (GPU, ou Graphics Processing Unit) do chipset. 

A promessa é de que ela utilize a microarquitetura RDNA2, trazendo recursos gráficos avançados, antes disponíveis apenas nos PCs e em consoles como o PlayStation 5 e Xbox Series S | X. 

Muitos dos recursos dessa GPU devem inclusive ser voltados aos jogos, a exemplo da tecnologia de Ray-tracing e do Variable Rate Shading. Algo que corrobora essa teoria é o mais recente teaser da Samsung, chamado “Exynos: Together with you”, no qual ela promete um pequeno presente para todos aqueles que amam jogos (assista ao vídeo acima). 

A animação trata de temas como COVID-19, vacinação e a separação imposta pela pandemia. As referências são claras aos smartphones como plataformas para jogos e para conectar pessoas. Um detalhe é que em uma das cenas é mostrado um “easter egg” com o número 2200 estampado na parede:

Easter Egg do Exynos 2200

Continua após a publicidade

Na descrição do vídeo, a Samsung afirma que veremos mais sobre o Exynos 2200 no início de 2022. Vale lembrar que a apresentação da nova linha de smartphones Samsung Galaxy S22 (incluindo uma versão Ultra do aparelho) está prevista para fevereiro. 

Exynos 2200 no Samsung Galaxy S22 Ultra?

Os rumores mais recentes dão conta de versões equipadas tanto com o chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 quanto com o Exynos 2200 (possivelmente haverá variação de acordo com o território de lançamento). 

Nos testes que vazaram há algumas semanas, o novo Exynos 2200 superou a versão Exynos 2100 em até 34%, batendo também o SoC Snapdragon 888. Contudo, outros benchmarks revelaram que o novo chip da rival Qualcomm (Snapdragon 8 Gen 1) foi superior em processamento. 

Novamente, ainda é cedo para saber qual dos dois chips terá o melhor desempenho. Além do resultado de benchmark em processamento, é preciso levar em consideração outros fatores como a velocidade da GPU (que pode ser o destaque do Exynos 2200), a eficiência energética e também o consumo de energia. 

Vale destacar que as primeiras informações oficiais do Exynos 2200 podem ser divulgadas já na primeira semana de janeiro, durante a CES 2022. Estaremos presencialmente em Las Vegas para trazer todas as novidades até vocês, Conectados!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Samsung
User img

Igor Pankiewicz

O novo império da Microsoft após a compra da Activision Blizzard

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.