Google incentiva desenvolvedores a portarem apps de Android para Chromebooks
Créditos: Divulgação Google

Google incentiva desenvolvedores a portarem apps de Android para Chromebooks

Empresa afirma que seu sistema operacional é o que mais vem crescendo no mercado

A Google vem apresentando um aumento no número de usuários de Chromebooks de 50% ano após ano, o que mostra a força que do sistema operacional da empresa para notebooks. Agora a empresa está buscando aumentar a quantidade de aplicativos Android nativos para o SO, incentivando e oferecendo ferramentas para facilitar o trabalho dos desenvolvedores em portar apps mobile.

22/12/2021 às 08:20
Notícia

DualUp: LG revela monitor com aspecto 16:18 ideal para uso pr...

Empresa diz que a resolução do novo monitor oferece praticamente o mesmo espaço de tela que dois moni...

Através de uma publicação realizada no blog oficial do Chrome OS, a plataforma celebrou alguns dos números no aumento de usuários, mas também detalhou um pouco o trabalho que terá pela frente. Em 2021, enquanto a empresa desenvolvia o Android 12, ela estava trabalhando para atualizar o seu sistema para notebooks para Android 11, também alterando o funcionamento do sistema mobile, que não irá funcionar mais em um container, mas sim em uma máquina virtual.

Junto disso a empresa trouxe diversos tipos de melhorias de usabilidade do sistema móvel no Chrome OS, facilitando o trabalho de redimensionamento e escalonamento de aplicativos Android. Os notebooks com o sistema da Google agora irão executar automaticamente em uma configuração para se manter em “uma orientação de smartphone ou tablet”. Outra novidade é Nearby Share ficando disponível nos sistemas baseados no Android 11 e 9, o que a empresa espera animar os devs para fazerem seus apps para telas de notebooks.


Créditos: Divulgação Google

Atualmente o sistema operacional para notebooks baseado em Android vem apresentando um crescimento acima do mercado dos computadores, como apontado pela própria empresa: “sistema operacional de crescimento mais rápido e o segundo sistema operacional mais popular". Mas para continuar com esse crescimento a desenvolvedora sabe que os aplicativos móveis do Android são fundamentais.

Por isso a Google afirma que “não há dúvida de que a adaptação para telas maiores será uma prioridade para os desenvolvedores em 2022.” Para realizar isso ela está disponibilizando cada vez mais ferramentas para os devs utilizarem com o seu sistema, um desses apps é o Android Studio Chipmunk, que permite a criação de layouts adaptáveis para diferentes tipos de telas.

21/12/2021 às 19:10
Notícia

Amazon agora aceita pagamentos via Pix

Método ainda está em teste e disponível apenas para alguns clientes

Continua após a publicidade

Além disso, a empresa também trouxe o suporte para o mecanismo de jogo Unity ao Chrome OS, o que vai impulsionar bastante o desenvolvimento de games para o sistema. Atualmente os desenvolvedores estão testando o Android 12L, que futuramente chegará para o sistema de notebooks da empresa e é otimizado para telas maiores, o que deve beneficiar bastante os Chromebooks.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Google, Arstechnica
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.