A partir do início de 2022 a entrega do seu combo de Bigmac com batata fritas e bebida poderá acontecer via drone. O iFood anunciou uma parceria com o Macdonald's para realizar a entrega de comida com drones, na cidade de Aracaju, capital do Sergipe. A intenção da empresa é expandir as entregas para outras cidades durante o ano de 2022.
Semana passada anunciamos aqui no Mundo Conectado que o iFood já estava testando uma rota de entregas com drones. A parceria com o Macdonald's faz parte do mesmo projeto, que possui o objetivo de reduzir o tempo de entregas em até 70%. A rota experimental entre Aracaju e Barra dos Coqueiros começou a ser testada na última quarta-feira (15).
Amazon agora aceita pagamentos via Pix
Método ainda está em teste e disponível apenas para alguns clientes
A rota liga o Shopping Rio Mar Aracaju até a cidade vizinha de Barra dos Coqueiros, localizada do outro lado do Rio Sergipe. O caminho que usualmente demora de 25 a 55 minutos, dependendo das condições do trânsito, será percorrido em cerca de 5 minutos.
O drone é capaz de carregar até 2kg de encomendas e voa com velocidade máxima de até 40km/h. Podendo atingir até 60 metros de altitude, o dispositivo possui paraquedas para casos de emergência. O projeto do ifood teve uma primeira fase de testes realizada em Campinas, no estado de São Paulo, no ano de 2020. O uso da rota de voo em Aracaju foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
O lanche não vai chegar pela janela da sua casa
A modalidade de percurso, conhecida como Last Mile (última milha), permanece utilizando os entregadores. A comida não será entregue pela janela da sua casa, e sim será depositada no droneport. A estrutura é montada em pontos estratégicos para reduzir o tempo das entregas.
A parte final do percurso continuará sendo realizada pelo entregador, seja de moto, bicicleta ou patinete. Caso os resultados com as rotas de voo sejam positivos, este será o primeiro passo para o iFood começar a implementar entregas com a utilização de drones.
Apesar da logística complicada, com o sucesso do projeto o tempo de entregas em grandes cidades do Brasil pode ser reduzido consideravelmente. Se os resultados apresentados na cidade de Aracaju forem positivos, a partir do ano de 2022 veremos o iFood realizando entregas com drone por várias cidades do país, provavelmente iniciando pelas capitais dos estados brasileiros.
Fonte: Istoé, Exame.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.