Cortana poderia ter se chamado "Bingo" se dependesse de Steve Ballmer
Créditos: Divulgação Microsoft

Cortana poderia ter se chamado "Bingo" se dependesse de Steve Ballmer

Assistente virtual que começou no Windows Phone tem seu nome inspirada em personagem de Halo

A Cortana é a assistente de voz da Microsoft que estreou ainda no Windows Phone mas está aos poucos sendo descontinuada pela desenvolvedora, não fazendo mais parte do Windows 11 padrão e a empresa acabou com a versão mobile dela. Gostando ou não, a assistente fez parte da história recente da empresa e quase teve o seu nome alterado pelo ex-CEO da Microsoft Steve Ballmer.

21/12/2021 às 14:07
Notícia

ViewSonic lança novo monitor portátil projetado para jogos mo...

Monitor de 17 polegadas inclui suporte para AMD FreeSync Premium, resolução 1080p e portas USB-C

Quem explica essa história é o ex-gerente de produtos da Microsoft, Sandeep Paruchuri, que acompanhou o desenvolvimento da assistente desde o começo. Inicialmente a assistente foi feita como um pequeno projeto para o Windows Phone 8.1, onde uma pequena equipe estava ainda criando ela.

Inicialmente a equipe ainda tinha dúvidas sobre como chamar a assistente, além do nome ‘Cortana’, a equipe também pensou em pôr o nome de ‘Alyx’. Foi durante essa dúvida sobre o nome que o então CEO Steve Ballmer entrou em cena e decidiu chamá-la de "Bingo" e passou o projeto como um "presente" para Satya Nadella, que estava substituindo ele na cadeira de CEO da Microsoft.


Créditos: Divulgação Microsoft

Mas durante o processo de desenvolvimento da assistente, um vazamento revelou que a equipe estava trabalhando na ‘Cortana’ para smartphones. Devido a ligação da Microsoft com o nome, isso porque a Cortana é o nome de uma das principais personagens dos jogos Halo, a principal franquia de games da empresa, ela acabou escolhendo ele para a sua assistente de voz.

Além de contar um pouco sobre como a assistente de voz da gigante de Redmond acabou sendo nomeada, Paruchuri também falou que a equipe por trás dela queria oferecer uma experiência diferente da Google Assistente e Siri. Os desenvolvedores trabalharam para a assistente deles ser mais proativa, usando dados para criar uma sugestão com base no contexto do usuário, não esperando que ele faça um pedido direto.

Paruchuri afirma que no lançamento para o Windows Phone 8.1 deu certo, mas com o sistema operacional mobile da empresa em declínio, a Cortana foi lançada para outras plataformas, como o Xbox e Windows. Entretanto, nesses dois sistemas os recursos contextuais fazem menos sentido, com a Microsoft alterando o funcionamento da assistente de tantas maneiras que ele não se parecia mais com o projeto original.

Continua após a publicidade

21/12/2021 às 13:15
Notícia

Dobrável Xiaomi Mix Fold 2 deverá usar vidro ultrafino da Sam...

Tecnologia UTG já foi testada no Galaxy Z Flip, mas deve estrear em diversas marcas ao longo de 2022

Por causa disso, junto com alguns outros problemas, a Cortana está começando a ser cada vez menos usada e está recebendo menos atenção da gigante de Redmond. Atualmente a Microsoft já removeu a assistente da instalação padrão do Windows 11 e descontinuou o aplicativo com a versão móvel dela.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: ArsTechnica, BigBets
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.