Perdi meu documento: como saber se ele foi encontrado e está em uma agência dos Correios

Veja passo a passo como usar a ferramenta dos Correios para encontrar documentos

Perdi meu documento: como saber se ele foi encontrado e está em uma agência dos Correios
Créditos: Divulgação/Correios

Perder um documento de identificação ou outro documento como um cartão de banco é sempre uma dor de cabeça. Seja o documento de identidade (RG) ou passaporte, você se preocupa com a segurança dos seus dados e quer recuperar o documento perdido o mais rápido possível. Um dos possíveis lugares em que uma pessoa que encontre seus cartões ou RG pode deixá-los é em alguma agência dos Correios.

Os Correios possuem um sistema em seu site para pesquisar documentos perdidos que estejam em posse de alguma agência. Ele traz diversas opções de documentos. Confira: 

 

Veja a seguir como você pode pesquisar se o seu documento perdido está em alguma agência dos Correios. Ao final, explicamos também como proceder logo após perceber que perdeu algum item de identificação pessoal ou cartão.

Como buscar um documento através do achados e perdidos do Correios

Conforme publicado na primeira imagem desse tutorial, há diversos documentos para pesquisar no achados e perdidos dos Correios. Clique na área destacada pelo quadrado e escolha o documento desejado. É possível pesquisar até mesmo pelo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Registro Nacional de Estrangeiros (RNE)

Selecionado o tipo de documento, você precisará preencher o seu nome completo ou nome registrado no seu seu cartão de crédito, por exemplo, e logo depois clicar em "pesquisar".

Continua após a publicidade

Caso o seu documento não esteja em nenhuma agência, o buscador dará uma mensagem informando que o documento não foi encontrado. Caso esteja em alguma agência, o sistema dará os dados da agência onde o documento está. Os documentos ficam sob posse da agência por 60 dias, depois disso são encaminhados para o órgão emissor.

Se o seu documento ainda está na agência você também pagará uma taxa para retirá-lo. A página referente aos valores não estava disponível no momento da publicação.

Não esqueça: faça um B.O. 

19/12/2021 às 20:00
Notícia

WhatsApp: como mudar o papel de parede e aplicar um novo nas ...

Usuário pode selecionar imagens disponibilizadas pelo aplicativo ou usar uma foto de sua galeria

Entre as primeiras coisas a se fazer ao perder um documento é informar ao Serasa ou SPC sobre essa perda, evitando que pessoas má-intencionadas utilizem seus dados para compras e pedidos de créditos. Junto disso, você deve registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). Você pode fazer esse registro até mesmo online.

Fonte: Correios

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.