Processador óptico Lightelligence pode superar GPUs em até 100 vezes

PACE é capaz de realizar alguns problemas matemáticos muito mais rápido que placas como a NVIDIA GeForce RTX 3080

Processador óptico Lightelligence pode superar GPUs em até 100 vezes
Créditos: Divulgação Lightelligence

Apesar das máquinas domésticas poderem ser bastante potentes para tarefas do dia a dia, mas quando o assunto se trata de máquinas para resolver tarefas matemáticas bastante complicadas, esses computadores acabam não possuindo o poder suficiente para essas tarefas. Por isso empresas como a Intel, IBM pesquisam novos hardware para fazerem esse trabalho. Agora a startup Lightelligence apresentou sua solução de processador óptico, que promete ser até 100 vezes mais rápida que placas de vídeo domésticas para resolver alguns problemas matemáticos.

20/12/2021 às 13:45
Notícia

Meta e OEA firmam parceria para treinar milhares de criadores...

Empresa dona do Facebook dará cursos grátis sobre o tema através de plataforma da OEA

Chamado de Photonic Arithmetic Computing Engine (PACE), o processador da empresa traz diversas soluções inovadoras para fazer trabalhos pesados graças a sua combinação ideal de elementos ópticos e eletrônicos. No meio do novo sistema da empresa está um circuito integrado fotônico (PIC) que é capaz de realizar multiplicações repetidas de matrizes de processamento intensivo de forma bastante rápida e eficiente.

Graças a esse circuito, a PACE é capaz de superar placas de vídeo domésticas como a GeForce RTX 3080, que é uma das mais potentes da NVIDIA, em até 100 vezes na classe de problemas NP-completos.


Créditos: Divulgação Lightelligence

Como apontado o portal Optica & Photonics News, a Lightelligence acredita que esse resultado superior do processador em lidar com o modelo de Ising mostra as “vantagens da computação óptica sobre os paradigmas tradicionais” para resolver alguns problemas, principalmente os relacionados a inteligência artificial.

A PACE conta com 12.000 dispositivos ópticos integrados em um circuito capaz de operar com uma frequência que pode chegar a até 1GHz. Como apontado pelo portal TechPowerUp, a solução da startup se mostrou 25 vezes mais eficiente que a máquina de bifurcação simulada da Toshiba, que serve para o mesmo propósito e é feita em FPGAs.

20/12/2021 às 10:47
Notícia

Achados e Perdidos: mais de 90 mil itens aguardam nas agência...

Empresa permite uma pesquisa rápida para encontrar os documentos que estão em suas agências

Agora a Lightelligence está se preparando para desenvolver e construir na plataforma PACE um produto piloto de acelerador de IA com uma série de empresas parceiras na área de finanças e computação em nuvem.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Optica & Photonics News, TechPowerUp
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.