Sonda europeia encontra "água em quantidades significativas" em Marte

A maior parte da água encontrada em Marte está congelada

Sonda europeia encontra "água em quantidades significativas" em Marte
Créditos: Nasa/Futurism

Recentemente, foi encontrada uma quantidade dita como "significativa" de água no solo de Marte. A sonda ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência espacial Europeia, analisou uma cratera formada pela erosão no planeta vermelho.

03/12/2021 às 16:29
Notícia

Vídeo da NASA imagina como podem ser as viagens espaciais no ...

Lua, Marte, Vênus e Saturno, vídeo da NASA deixa a criatividade aflorar ao pensar no futuro

Cientistas acreditam que essa cratera tenha sido formada por um processo semelhante ao Gran Canyon. A análise do ambiente foi feita usando uma tecnologia chamada Detector de Nêutrons Epitérmicos de Resolução Fina entre maio de 2018 e fevereiro de 2021. Ela é capaz de encontrar amostras de hidrogênio a cerca de um metro de profundidade.

Até então, a maior parte da água encontrada em Marte estava depositada no fundo de crateras - e está congelada. A região analisada se chama Valle Mariners, 10 vezes mais longo, cinco vezes mais profundo e 20 vezes mais largo que o Grand Canyon e apresenta temperaturas baixas o suficiente para o gelo se manter embaixo da camada empoeirada. 

Esse lugar, ainda de acordo com os cientistas, tem muito mais água que o esperado e seria bastante semelhante às regiões  de permafrost do planeta Terra. Com o  Trace Gas Orbiter, então, seria possível "ver" o que realmente está acontecendo nessas camandas mais baixas de Marte e descobrir localizações ricas em água que ainda não foram descobertas por outros instrumentos. No entanto, ainda é necessário saber com que tipo de água estaríamos lidando, segundo o coautor do estudo Håkan Svedhem, ex-cientista do projeto orbital.

O ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO) foi lançado em 2016 em uma parceria da da Agência espacial Europeia com a Roscosmos. As descobertas mais recentes foram publicadas na revista Icarus.

Via: CNN

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.