Viajando para a Europa e quer levar drone? Conheça as leis
Créditos: ShareGrid no Unsplash

Viajando para a Europa e quer levar drone? Conheça as leis

Registro como piloto é rápido para se fazer e tem validade em todo o território da União Europeia

Drones estão sendo cada vez mais populares e muitas pessoas estão começando a adotar eles para realizarem a captura de fotos e vídeos de viagens familiares. Mas devido às leis para essas aeronaves serem bastante diferentes para cada região, fica difícil saber como poder pilotar seus drones na legalidade. Visando simplificar isso, a Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) padronizou as permissões e licenças que os proprietários de drones têm de pedir.

17/12/2021 às 20:00
Notícia

Como colocar crédito no celular pelo app do Nubank

O valor mínimo de recarga pelo aplicativo é de R$ 15

A nova regulamentação europeia para a utilização de drone pretende tornar mais fácil para os pilotos utilizarem suas aeronaves no território do Velho Continente. Essas leis, que começarão a valer a partir do dia 31 de dezembro, tem como objetivo padronizar as regras para toda a Europa.

Requisição para pilotos que moram fora da União Europeia

Para quem não mora em um país que faz parte da União Europeia e pretende viajar com seu drone para um país europeu precisará realizar alguns passos. O primeiro deles é realizar um cadastro como operador de drone na Autoridade Nacional de Aviação (NAA) do país membro da EASA que o operador irá pilotar sua aeronave primeiro.

Após isso, a pessoa passa a ser certificada para ser um operador em qualquer país que é membro da EASA, permitindo transitar por mais países facilmente. Entretanto, essa autorização ainda não permite que o usuário pilote sua aeronave livremente.


Créditos: Divulgação EASA

Para poder pôr a aeronave no ar será preciso realizar um um treinamento e passar em um teste online, caso o operador consiga passar, ele receberá o certificado europeu de pilotos de drone. O teste é feito de forma rápida no site de qualquer NAA e, assim como a licença de operador, é válido para todos os países membros da União Europeia.

Continua após a publicidade

Para pilotos brasileiros, o site da Autoridade Nacional de Aviação Civil de Portugal oferece essa página detalhando algumas etapas do cadastro em português.

Pilotos Residentes na União Europeia

Pessoas que moram na União Europeia também devem realizar o cadastro como operadores de drones no seu país. O ID de registro para essas residentes também é válido em todos os 31 países membros EASA, é requisitado que o ID pessoal fique visível na aeronave do piloto, principalmente se ele for viajar para outros países.


Créditos: Divulgação EASA

Viajar para países que não fazem parte da EASA

15/12/2021 às 20:20
Notícia

Rumor aponta para Drone DJI Mavic 3s em 2023 com sensor de 1 ...

Apesar da fonte ser considerada confiável, DJI pode alterar completamente o projeto

Vale lembrar que essa regulamentação é apenas para países que fazem parte da Agência para a Segurança da Aviação da União Europeia (EASA), o certificado não é válido para países não pertencentes à União Europeia. Por isso é sempre importante pesquisar para saber quais as leis para a utilização de drones em cada país que irá viajar.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: EASA, DroneDJ
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.