Ministério das Comunicações quer postes de iluminação distribuindo 5G no Brasil

Projeto prevê a aceleração do calendário de implementação do 5G

Ministério das Comunicações quer postes de iluminação distribuindo 5G no Brasil
Créditos: R7/Reprodução

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou na última quinta-feira (16) da apresentação do projeto que visa utilizar o 5G em postes de iluminação pública. Apresentação aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte. O projeto será inicialmente testado nas cidades: Ceará-Mirin (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul (SC).

O que é e como funciona o 5G DSS

09/12/2021 às 13:31
Notícia

5G DSS e 5G Standalone terão preços diferentes no Brasil, rev...

Para TIM é importante oferecer planos diferentes para suprir as necessidades do consumidor

A instalação do 5G nos postes de luz é feita com o uso de luminárias inteligentes, que transmitem o sinal através de antenas instaladas nos postes. Além disso, câmeras de segurança podem ser instaladas no equipamento. Para Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) o projeto irá acelerar a difusão da tecnologia através de todos os territórios brasileiros. "A luminária pode, além de iluminar, trazer segurança pública melhor para os municípios e também uma maior conectividade às pessoas e, sobretudo, às empresas", comentou Calvet.

O 5G está chegando ao Brasil, mas o processo de instalação da tecnologia pode demorar até chegar em algumas áreas. Para o Ministro das Comunicações, ao utilizar a iluminação pública, diversos municípios do Brasil poderão se antecipar ao calendário previsto, que prevê a chegada do 5G em todas as capitais até julho de 2022.

A gente vai ter a oportunidade de preparar as nossas crianças, os nossos jovens para o mundo que está chegando, para esse futuro novo que está chegando

 

É importante ressaltar que de acordo com a previsão do calendário, o 5G só chegará a todos os municípios brasileiros em 2029. Dessa forma, ainda pode demorar bastante tempo para que algumas regiões possam desfrutar das maiores velocidades de conexão.

Além disso, empresas como a TIM, que participaram do leilão do 5G, já estão se antevendo e prevendo diferentes preços para os pacotes do 5G que, segundo a TIM, devem suprir as necessidades de uso de todos os cidadãos e também empresas.

Fonte: Agencia Brasil

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.