Dell Technologies apresenta conceito de PC sustentável
Créditos: Divulgação/Dell

Dell Technologies apresenta conceito de PC sustentável

Empresa reformulará etapas da fabricação para atingir a meta, mas ainda sem data para implantar mudanças

A Dell Technologies apresentou um novo conceito de design sustentável, o Luna. O projeto inclui um conjunto de ações no layout e na produção dos equipamentos para reduzir a emissão de carbono no meio ambiente e facilitar a reutilização, o reparo e a recriação dos aparelhos. O Luna servirá para a produção de PCs da empresa.

12/11/2021 às 17:15
Notícia

Dell apresenta novo design para linha de notebooks Inspiron 1...

Nova geração da série 15 chega com bordas mais finas e tela Full HD desde as configurações iniciais

O Luna foi criado como um conceito para implantação futura de boas práticas a serem avaliadas para aplicação no portfólio da empresa em um futuro breve. Entretanto, a Dell já estima que, com a aplicação dos conceitos, reduzirá em 50% a emissão de carbono geral derivada dos produtos.

Desenvolvido em parceria com a Intel, o conceito Luna - que faz parte de um conjunto de iniciativas da empresa com o compromisso de acelerar a economia circular e o objetivo de zerar a emissão de gases de efeito estufa - prevê a redefinição completa do layout dos componentes e um conjunto de práticas para levar a reutilização ao limite e diminuir drasticamente o impacto da produção dos PCs no meio ambiente.

Um exemplo de mudança no layout interno é a realocação da placa-mãe para a tampa superior e a redução no seu tamanho, colocando-a mais perto de uma superfície com maior exposição ao ar frio. Este deslocamento, combinado à separação do carregador de bateria na base, leva a uma melhor distribuição do calor e pode eliminar totalmente a necessidade de um ventilador. Essas inovações podem reduzir significativamente as necessidades gerais de energia, abrindo caminho para baterias menores e mais potentes.


Notebook conceito do Luna. Placa-mãe vai para a tampa superior e fica atrás da tela. Fonte: Divulgação/Dell.

Atualmente, as placas-mãe são um dos componentes com maior consumo de energia a ser fabricado. Reduzindo sua área total em aproximadamente 75% (agora menor que 55,8cm²) e a contagem de componentes em aproximadamente 20%, a Dell estima que a emissão de carbono causada pelas placa-mãe pode ser reduzida em até 50%.

Além disso, as peças do teclado foram realocadas para estarem mais separadas do outros componentes e simplificar a reciclagem, além da bateria com tecnologia de ponta que garante longas cargas e pode ser mantida por muitos anos de uso, aumentando a reutilização além da primeira vida útil do produto. Na parte de fora, o conjunto de apoio para as mãos foi reprojetado intencionalmente para facilitar o reparo e o reuso.

Continua após a publicidade

O Luna também apresentará diversas mudanças que aumentam a vida útil dos aparelhos e facilitam a reutilização e o reparo. Com uma redução de 10 vezes no número de parafusos - são necessários apenas quatro para acessar os componentes - há também uma redução considerável no tempo gasto para reparos (todo o processo de desmontar, arrumar e remontar) em aproximadamente uma hora e meia.

10/11/2021 às 15:54
Notícia

Xbox 360, iPhone 7 e Notebook Dell estão entre os eletrônicos...

Console da Microsoft apresenta um dos maiores descontos dos eletrônicos no e-commerce

Outra ação proposta pelo conceito Luna é uma nova base biológica nas placas PCB, feita com fibra de linho na base e polímero solúvel em água, como cola para fixar os componentes. Esta mudança substituiria os tradicionais laminados de plástico usados nesse processo pelo polímero, que pode ser dissolvido em água, o que significa facilitar o processo de reciclagem, pois os profissionais poderão separar metais e peças das placas de forma mais simples.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.