Dimensity 9000 assume a ponta do AI Benchmark, superando Google Tensor e Snapdragon 888

Chipset será o processador mais caro fabricado pela MediaTek

Dimensity 9000 assume a ponta do AI Benchmark, superando Google Tensor e Snapdragon 888
Créditos: Divulgação MediaTek

Com a revelação do Dimensity 9000 a MediaTek afirmou que o seu novo chipset terá um desempenho que competirá com os principais concorrentes do mercado. Um dos pontos levantados pela fabricante é o poder do SoC para realizar tarefas de inteligência artificial, com a plataforma AI Benchmark apontando que o modelo é o melhor processador de smartphones para tarefas de AI.

14/12/2021 às 20:00
Notícia

Desconto de Natal: Amazon oferece leitor Kindle pelo mesmo va...

Modelo de entrada tem tela iluminada e pode ser uma ótima opção para presente no fim do ano. Veja o p...

A construção do chipset é feita utilizando o nó de 4 nm da TSMC e é baseado na arquitetura ARMv9, que segue a mesma linha das tecnologias que a Samsung e Qualcomm devem utilizar nos seus próximos SoCs. Isso significa que pela primeira vez a MediaTek irá brigar de frente contra os melhores processadores disponíveis do mercado.

A disputa dos próximos SoCs que virão equipados nos smartphones Android será bastante interessante, mas o Dimensity 9000 já chegou elevando o patamar em tarefas de inteligência artificial. Segundo testes realizados no AI Benchmark, o chipset alcançou uma pontuação de 692,5, superando facilmente o Google Tensor e Snapdragon 888, que alcançaram respectivamente 256,9 e 164,8 pontos.


Créditos: Reprodução / AI Benchmark

O chipset da MediaTek venceu os seus concorrentes em nove das doze categorias testadas pela plataforma. Entretanto, vale ressaltar que essas comparações não levam em consideração os SoC Samsung Exynos 2200 e Qualcomm Snapdragon 8 Gen1, que ainda não passaram pelo benchmark.

Mesmo com esses modelos ainda não terem sido testados, é possível comparar o aparelho com as promessas realizadas pela Qualcomm. A fabricante norte-americana aponta que o novo SD 8 Gen1 terá um desempenho até 4x maior em tarefas em AI em relação ao seu antecessor. Com isso o modelo pode chegar a uma pontuação de até 659.2, o que deve tornar ele bastante competitivo, mas mesmo assim mais fraco que o novo Dimensity.

Segundo o que foi apontado pelo GSMArena (Via Digital Chat Station), o SoC da Qualcomm deve apresentar um desempenho de cerca de 560 pontos no AI Benchmark, o que é ainda menor do que o esperado para o SoC.

Continua após a publicidade

15/12/2021 às 16:53
Notícia

Windows 11 build 22523 traz correções de bugs e ajustes no ap...

ISOs para instalação limpa deste build, que é o último de 2021, também estão disponíveis

Essa vantagem do processador da MediaTek se dá pelas tecnologias que a empresa empregou no Dimensity 9000, que é o SoC mais caro já fabricado pela empresa taiwanesa. O SoC é a primeira aposta da empresa no setor high end e está prometendo ser bastante competitivo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: GSMArena, AI Benchmark
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.