IBM e Samsung: novo chip com design VTFET permitirá criar baterias com uma semana de duração
Créditos: The Verge/Reprodução

IBM e Samsung: novo chip com design VTFET permitirá criar baterias com uma semana de duração

Empresas afirmam que novo método de empilhar transistores em chips irá garantir baterias mais eficientes

A IBM e a Samsung anunciaram nesta quarta-feira (15) uma novidade para a arquitetura de semicondutores. As empresas desenvolveram uma nova forma de empilhar transistores verticalmente no chip. O design VTFET (Vertical Transport Field Effect Transistors) promete melhorias na performance e redução do consumo de energia. De acordo com a IBM e Samsung, o novo design permitirá que: "baterias de smartphones durem uma semana sem carregar, ao invés de dias".

14/12/2021 às 17:40
Notícia

Samsung recapitula "uma década de inovação" por mei...

Neste ano, o tema da apresentação da marca será "Juntos para o Amanhã"

O novo design, que permite empilhar transistores, irá permitir que o fluxo de energia passe de cima para baixo, ao invés de horizontalmente de lado a lado como ocorre na maioria dos chips hoje em dia. Empilhar semicondutores não é novidade e a Intel também pretende percorrer o mesmo caminho, apesar de atualmente estar empilhando componentes do chipset ao invés dos transistores.

Segundo o vídeo divulgado pela IBM, o novo design irá revolucionar o setor da tecnologia. Quanto maior o número de transistores em um chip, maior será o número de cálculos que podem ser realizados. Ao alinhar os transistores verticalmente será possível criar chipsets com maior densidade de transistores.

De acordo com a empresa, o novo design dos semicondutores irá apresentar uma redução de até 85% no consumo de energia. Os chips com litografia de 2nm da IBM, revelados este ano, já apresentam 75% de economia de energia. Ao reduzir o tamanho da litografia, ocorre o aumento da performance e também da eficiência energética. Ao aliar o design VTFET aos novos chipsets os resultados poderão ser ainda mais impressionantes, porém ainda deve demorar um pouco para Samsung e IBM implementarem o novo design em seus produtos.

Afinal, os produtos comercializados no mercado ainda se encontram na litografia de 7nm. Até acontecer a transição para uma nova litografia, utilizando o design VTFET irá demorar alguns anos para que todos os testes necessários sejam realizados.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge, IBM
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Gosta de escrever histórias de horror nas horas livres e sonha em publicar um livro.

Drone Autel EVO Lite+ - Unboxing e primeiro voo com o novo concorrente da DJI

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.