OPPO revela chip para imagens MariSilicon X NPU e promete qualidade jamais vista

Unidade de Processamento Neural pode melhorar fotos e economizar bateria nos smartphones do futuro

OPPO revela chip para imagens MariSilicon X NPU e promete qualidade jamais vista
Créditos: Divulgação/OPPO

14/12/2021 às 11:43
Notícia

Novos óculos de realidade virtual da Oppo são diferentes de t...

Ótimo opção para você que quer parecer ainda mais como um profissional de TI

Durante o evento INNO Day 2021, realizado nesta quarta-feira (14), a fabricante de smartphones chinesa OPPO revelou algumas das tecnologias que vão equipar os aparelhos da marca no futuro. Uma das principais novidades mostradas foi o primeiro chip de processamento neural de imagens (NPU) desenvolvido internamente pela empresa. 

Batizado de MariSilicon X, o chip NPU (Neural Processing Unit) é construído em processo de 6nm e tem por objetivo melhorar a qualidade de imagem das fotografias e vídeos capturados pelos smartphones da Oppo.

Para isso, ele fará uso de um grande poder computacional para “liberar todo o potencial dos sensores de imagem OPPO RGBW”, que equiparão a nova série de smartphones OPPO Find X, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2022. 

Divisão do chip MariSilicon X da OPPO

Conhecendo a NPU MariSilicon X

A NPU MariSilicon X é o resultado da junção de processamento Neural, por meio de unidades especializadas em Inteligência Artificial (IA), e de imagem. O chip permitirá capturar arquivos RAW 20bit, com um grande alcance dinâmico. 

Todas as capturas contarão com processamento por algoritmos, apoiados no desempenho de 18 [email protected] em Inteligência Artificial. Internamente, a banda de memória do MariSilicon X supera a marca dos Terabits por segundo. 

Composição do MariSilixon X

Em termos práticos, isso deve resultar em uma performance até 20 vezes superior na captura e processamento de imagens, em relação ao modelo OPPO Find X3 Pro. Outros benefícios serão imagens mais nítidas e com menos ruído e processamento de capturas 4K aprimoradas em modo noturno, com maior nível de detalhes e luz. 

Continua após a publicidade

Outro benefício direto do MariSilicon X é que o processamento das informações é realizado de forma bem mais eficiente, aliviando o peso sobre o chipset de um modo geral e resultando em mais economia de bateria. 

FInd X chega em 2022

De acordo com Chen Mingyong, fundador e atual CEO da OPPO, a NPU MariSilicon X foi projetada e desenvolvida de forma completamente independente de outras marcas. O nome é baseado nas Fossas Marianas e reflete a “profundidade” do processo de inovação e criatividade da marca, segundo Chen. 

Para a OPPO, uma grande vantagem será a independência de outras marcas na fabricação dos componentes, algo especialmente importante considerando o atual cenário de pandemia e de escassez mundial de chips. 

Novamente, a empresa espera que a tecnologia equipe os smartphones da linha Find X, já a partir do início do ano de 2022.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: OPPO INNO Day 2021
User img

Igor Pankiewicz

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.